Tópicos em alta: eleições 2022 / coronavírus / vacina / polícia / obituário

Pesquisadores da UFJF desenvolvem plataforma para monitorar vacinação

A aplicação Busco-Saúde pode ajudar a avaliar o impacto e a manter o controle da vacinação


Por Tribuna

03/02/2021 às 19h58

Dados sobre a vacinação como número de imunizados, quantidade de doses disponíveis e os locais de aplicação, além dos profissionais envolvidos, estão disponíveis na plataforma Busco-Saúde. O sistema foi desenvolvido em parceria com pesquisadores da UFJF e foi ampliado para contemplar as informações a respeito do processo de vacinação no município. Os dados devem também ser usados para a realização de análises epidemiológicas sobre a pandemia da Covid-19 em Juiz de Fora.

Conforme a UFJF, o monitoramento proporciona um “controle fiel dos dados”, de acordo com a coordenação do Grupo de Modelagem Computacional Aplicada da UFJF. Esse controle pode contribuir para evitar situações como ‘fura-filas’ e de perda do prazo para a segunda dose. A plataforma é acessível a gestores municipais, pesquisadores e a profissionais autorizados e pode ser adaptada para outras cidades e regiões.

O conteúdo continua após o anúncio

Os pesquisadores avaliam que o levantamento permitirá a análise e a verificação dos impactos da campanha de imunização, com embasamento científico. Como exemplo, será possível saber quais grupos de pessoas e região estão em processo de vacinação, assim como ver o resultado de cada fase nos indicadores de transmissão. Essas informações podem, inclusive, estar refletidas em números que foram avaliados em notas técnicas anteriores, publicadas pelos cientistas.

Além do monitoramento do processo de vacinação, a Plataforma Busco-Saúde também presta esclarecimentos e orientações aos cidadãos sobre dúvidas relacionadas à Covid-19 e casos de suspeita da doença. O atendimento é gratuito e realizado por telefone (32) 3512-0768 ou pelo site oficial. É possível utilizá-lo de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.

A iniciativa foi desenvolvida por meio de uma parceria entre a UFJF, a Prefeitura de Juiz de Fora e a startup Automaway, que é incubada pelo Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt).

Tópicos: vacina

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Desenvolvido por Grupo Emedia