Ouça agora

Itamar Franco ficará fechada de segunda a domingo para colocação de passarela


Por Tribuna

03/02/2012 às 17h36

Local já está sinalizado, avisando motoristas sobre necessidade de rotas alternativas

Local já está sinalizado, avisando motoristas sobre necessidade de rotas alternativas

Atualizada às 19h43

A Avenida Presidente Itamar Franco, no trecho entre o Shopping Independência e a Rua Vicente Beghelli, será totalmente interditada a partir das 20h de segunda-feira. A obstrução ocorre nos dois sentidos da via, até o domingo seguinte, dia 12, quando deve estar concluída a montagem da passarela ligando os prédios do Hospital Monte Sinai. A interdição vai afetar diretamente o fluxo de veículos que circulam entre a Cidade Alta e o Centro, obrigando os motoristas a buscar alternativas (ver quadro). Ontem a Settra reforçou a orientação para que os condutores evitem o Pórtico Sul do campus da UFJF. "Sempre que possível, o motorista deve fazer o caminho Cidade Alta/Centro/Cidade Alta utilizando a Avenida Engenheiro Gentil Forn", orienta o chefe do Departamento de Fiscalização da Settra, Jorge Lima.

Os táxis terão permissão para embarcar e desembarcar passageiros na entrada principal do shopping, mas os veículos terão que retornar logo adiante. Já os carros de passeio comuns que acessarem o empreendimento pela Avenida Itamar Franco, terão que entrar pela rua lateral, que dá acesso ao estacionamento do shopping. Doze linhas de ônibus terão o itinerário alterado e os quatro pontos localizados no trecho interditado serão totalmente desativados no período. Nesses locais, a Settra vai afixar cartazes explicando as mudanças aos usuários.    

Como a Prefeitura espera grande impacto na Rua Vicente Beghelli e na Avenida Olegário Maciel, um esquema especial será montado na interseção dessa última via com a Rua Padre Café. Dessa forma, os veículos que estiverem circulando na Olegário, no sentido Centro/UFJF, não poderão descer a Padre Café. Isso deve evitar que os carros que seguem no sentido contrário tenham que esperar a preferência nesta esquina. "Sabemos que haverá problemas, mas estamos tentando diminuir os impactos", disse o secretário de Transporte e Trânsito, Márcio Bastos.

As ruas que receberão o fluxo de veículos devido à interdição receberão faixas para orientar os motoristas sobre as mudanças. O diretor do Monte Sinai afirmou que gostaria de ter evitado a intervenção no período de volta às aulas, mas as chuvas típicas de janeiro e as dificuldades em agendar a vinda de dois guindastes especiais que serão usados na montagem da passarela só permitiram a instalação da transposição aérea na semana que vem. "A obra (de construção do novo prédio) durou mais de dois anos, e em nenhum momento foi preciso interditar o trânsito. Nessa etapa vamos precisar", disse Ricardo Campello.

Apesar dos impactos no trânsito durante quase uma semana, o diretor do hospital defendeu que a estrutura será um marco arquitetônico da cidade e que o novo complexo do Monte Sinai será responsável pela criação de cerca de 600 empregos diretos.