Boletim aponta mais seis mortes por Covid-19 em Juiz de Fora

Com a atualização, subiu para 1.786 o número total de óbitos na cidade


Por Carolina Leonel

02/07/2021 às 19h52- Atualizada 02/07/2021 às 20h01

Mais seis óbitos causados pela Covid-19 foram confirmados pela Prefeitura de Juiz de Fora em boletim epidemiológico atualizado nesta sexta-feira (2). Entre os falecimentos, cinco ocorreram na quinta (1º), e uma morte foi registrada na última quarta. Com exceção de um homem de 56 anos, todas as vítimas tinham mais de 60 anos. Os registros também apontam que todas as pessoas tinham comorbidades ou histórico de alguma condição prévia (confira a relação completa no fim deste texto). Com a atualização, subiu para 1.786 o número total de óbitos na cidade desde o início da pandemia.

As comorbidades, além da idade, conforme as autoridades, são fatores de risco para que a Covid-19 se agrave. Conforme já esclareceu a Secretaria de Saúde, no boletim epidemiológico são divulgadas todas as doenças prévias da vítima, não somente as doenças associadas ao agravamento da Covid-19.

O levantamento também apontou novos 114 casos de coronavírus em relação ao boletim anterior. Com os dados atualizados, a cidade já tem registradas, desde o começo da pandemia, 38.055 diagnósticos positivos. Quanto às notificações de síndrome gripal, consideradas suspeitas para a doença, foram 163 novos registros no mesmo período. No total, o município já contabilizou 93.161 suspeitas.

Número de hospitalizações é de 283 nesta sexta

O boletim de leitos apontou, até 18h46 desta sexta, 283 internações simultâneas decorrentes do coronavírus, duas hospitalizações a mais do que as registradas na quinta-feira. Dos internados, 151 pacientes ocupavam as enfermarias e 132 estavam em leitos de cuidados intensivos.

Conforme a PJF, o percentual de leitos UTI ocupados na cidade, somando equipamentos públicos e particulares, era de 72,66%. Em relação somente aos leitos UTI do SUS Covid, 64,88% dos equipamentos recebiam pacientes na noite desta sexta. Nas UTIs da rede privada, os dados apontam 70,94% da capacidade, somando casos Covid e outras enfermidades.

Já nas enfermarias, a ocupação do SUS, somente destinadas aos pacientes com coronavírus, era de 48,87%. O percentual das unidades da rede privada não é divulgado pela Secretaria de Saúde.

Vacinação

Além dos dados epidemiológicos, o boletim também destacou que foram aplicadas 4.293 vacinas contra a Covid-19 ao longo desta sexta, sendo 2.267 primeiras doses e 70 segundas doses, além de 1.956 doses únicas do imunizante da Janssen. Ao todo, Juiz de Fora já aplicou 343.082 vacinas na população. O número representa o percentual de 56,64% do público elegível (acima de 18 anos) vacinado com a primeira dose e 23,8% vacinado com duas doses e dose única.

Mortes por Covid-19 atualizadas no boletim desta sexta-feira:

Feminino, 65 anos. Óbito em: 29/06/2021. Comorbidades: Asma, obesidade, hipertensão arterial sistêmica
Feminino, 65 anos. Óbito em: 01/07/2021. Comorbidade: Imunodeficiência/imunodepressão
Feminino, 76 anos. Óbito em: 01/07/2021. Comorbidades: Doença cardiovascular crônica, diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica, asma
Masculino, 56 anos. Óbito em: 01/07/2021. Comorbidades: Imunodeficiência/imunodepressão, cirrose hepática
Feminino, 83 anos. Óbito em: 01/07/2021. Comorbidades: Diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica
Feminino, 67 anos. Óbito em: 01/07/2021. Comorbidades: Doença cardiovascular crônica, diabetes mellitus

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.