JF tem primeiro sábado com funcionamento das 34 UBS’s

 PJF contratou 201 novos servidores e estendeu o horário de serviço da categoria


Por Pâmela Costa

02/03/2024 às 14h04

 

UBS PJF
O funcionamento das 7h ao meio-dia visa a desafogar as demandas dos usuários dos serviços e as filas do sistema único de saúde (SUS) (Foto: PJF)

A partir deste sábado (2), as Unidades Básicas de Saúde de 34 bairros de Juiz de Fora começaram a atender a população para além dos dias úteis da semana. O investimento na ampliação da atenção primária, que passou a contar com o funcionamento das 7h ao meio-dia, visa desafogar as demandas dos usuários dos serviços e as filas do sistema único de saúde (SUS). Mas gerou tensão entre os profissionais da categoria.

O aumento do acesso à saúde pública no município é mencionado pela Prefeita Margarida Salomão (PT), como um marco histórico para a cidade no que diz a respeito à garantia de saúde dos cidadãos. “É uma data histórica na saúde pública de Juiz de Fora. Pela primeira vez, nós abrimos as UBSs no sábado de manhã para o trabalho regular das Unidades Básicas de Saúde. Já fizemos isso em situações excepcionais, de vacinação, mas para fazer o trabalho que a UBS realiza, durante os dias de semana, é a primeira vez”, disse a chefe do executivo à Tribuna.

O pontapé na extensão do serviço de saúde gerou, entretanto, ruídos nos profissionais da área que atendem no município, temendo uma possível sobrecarga. As indagações sobre a alteração na jornada de trabalho levou alguns servidores a protestarem no dia 19 de fevereiro.

Na data, médicos e enfermeiros ficaram afastados de 45 das 63 Unidades Básicas de Saúde (UBS). A mobilização ocorreu de acordo com a legislação, e a exigência minima da presença de 30% do quadro de funcionários das unidades que aderiram a paralisação.

O protesto repercutiu na criação de uma comissão entre representantes sindicais e os secretários de Recursos Humanos, Rogério Freitas, e Saúde, Ivan Chebli. E, também, uma mudança na forma como os funcionários irão compensar o horário feito no sábado. As negociações frente a impasses com os profissionais que trabalham nas UBS’s continuam em curso.

Desde o dia 26 de fevereiro as UBS começaram a atender de 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e também aos sábados, de 7h às 12h. Para amparar o funcionamento das UBS’s, a prefeitura relatou em nota a contratação de 201 novos servidores da Estratégia Saúde da Família. O anuncio de outro aumento nas equipes também foi acenando pela PJF.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.