Moradores passam parte do feriado sem água no Nova Era

Moradores do Bairro Nova Era, Zona Norte de Juiz de Fora, entraram em contato com a Tribuna queixando-se da falta de água entre domingo (26) e quarta-feira (1º) na região. Uma das reclamações foi feita pela leitora Tatiane Martins Pacheco, moradora da Rua Walter Nogueira de Carvalho. Segundo a analista de sistemas, a família começou a perceber o problema na noite de domingo. “Ligamos reclamando e fomos informados de que o problema era a bomba do Bairro Santa Lúcia. Com a falta da água, ontem, por exemplo, nem banho conseguimos tomar”, relata. Ainda conforme ela, até por volta das 11h30 desta quinta, moradores da Rua Sophia Fortini Costa continuavam desabastecidos.
“Ficamos sem água durante boa parte do feriado. Tenho uma criança de 2 anos e foi preciso comprar água para beber e cozinhar”, relata a técnica de enfermagem Ana Paula da Silva, também moradora da Rua Walter Nogueira de Carvalho. Segundo ela, o abastecimento em sua residência só foi restabelecido na madrugada desta quinta-feira (2).
A assessoria de comunicação da Cesama confirmou que o fato foi ocasionado por um problema na bomba elevatória do Bairro Santa Lúcia. Segundo a pasta, houve falta de energia no equipamento, situação que afetou a telemetria, sistema responsável pela operação e monitoramento das unidades de abastecimento. O reparo foi realizado na tarde de terça-feira, e o abastecimento, retomado durante a noite. Ainda conforme a companhia de saneamento, clientes que moram em áreas mais altas do bairro podem demorar a ter o fornecimento normalizado. Um caminhão-pipa foi encaminhado à região nesta quinta para atender às residências que ainda estavam sem água.
“Essa bomba vive dando problemas. Toda semana ficamos sem água e sempre alegam o mesmo motivo”, reclama Tatiane. Segundo a Cesama, antes do problema verificado no último fim de semana, foi registrada uma falha no dia 20 de fevereiro, também em função de piques de energia. A questão no sistema interno da companhia foi corrigida, o que deve favorecer a identificação do problema em caso de novas quedas de fornecimento elétrico, permitindo que a companhia possa atuar de imediato, segundo informou a pasta.