UBSs passam a oferecer testes rápidos para diagnostico de HIV, sífilis, e hepatites B e C

Resultados dos exames ficam prontos em até 30 minutos


Por Pâmela Costa

01/12/2023 às 09h25

A partir desta sexta-feira (1º), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município vão disponibilizar testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), como HIV, sífilis, e hepatites B e C. Segundo a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a ampliação do serviço acontece como uma estratégia de prevenção e bloqueio na cadeia de transmissão.

Para realizar o procedimento, a testagem ocorre em três etapas. A primeira é o pré-teste, quando os conselheiros fazem uma entrevista e identificam vulnerabilidades dos usuários. A próxima fase é o momento em que ocorre a testagem propriamente dita, com obtenção do resultado entre 15 a 30 minutos. Por fim, no pós-teste, o exame é interpretado e as devidas orientações são passadas, em caráter confidencial.

A testagem, que antes ocorria de forma gratuita somente no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), ao ser disponibilizada também nas UBSs, acrescenta mais possibilidade de acesso ao exame de prevenção e diagnostico aos usuários que estão afastados da região central da cidade, defende a PJF.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.