Plano de investimentos da MRS prevĂȘ cinco novos viadutos para Juiz de Fora
AnĂșncio foi feito durante solenidade que contou com a participação do ministro de Infraestrutura, TarcĂsio Gomes de Freitas
A MRS LogĂstica realizou uma solenidade na manhĂŁ desta quarta-feira (1Âș) em Juiz de Fora para receber o ministro da Infraestrutura TarcĂsio Freitas. Durante o evento, tanto os diretores da empresa quanto o ministro mostraram-se confiantes com a consolidação do contrato de renovação antecipada da concessĂŁo da MRS atĂ© o primeiro quadrimestre de 2022. O acordo deve resultar em investimentos de R$ 10 bilhĂ”es nas ferrovias sob a gestĂŁo da MRS em todo o paĂs. Deste montante, R$ 1 bilhĂŁo deve ser usado para a mitigação de conflitos urbanos trazidos pelas ferrovias em 51 municĂpios. Assim, o plano de investimentos traçado pela concessionĂĄria prevĂȘ intervençÔes urbanas em Juiz de Fora, orçadas em cerca de R$ 73 milhĂ”es.
Segundo a MRS, o plano apresentado para a renovação antecipada do contrato de concessĂŁo prevĂȘ investimentos diversos, e Juiz de Fora aparece como uma das prioridades. Na cidade, devem ser construĂdos mais cinco novos viadutos: na Avenida dos Andradas; na Rua Tereza Cristina; na Rua Coronel Vidal; e dois no Bairro AraĂșjo, Zona Norte da cidade. TambĂ©m serĂŁo construĂdos 22 quilĂŽmetros de muros de vedação, alĂ©m da instalação de trĂȘs cancelas e da revitalização de vĂĄrias passagens em nĂvel, entre outras intervençÔes.
Expectativa da MRS em renovar a concessĂŁo
O evento tambĂ©m fez alusĂŁo ao aniversĂĄrio de 25 anos da MRS, com a entrega da revitalização da sede operacional da empresa, em Juiz de Fora, na Avenida Brasil. A empresa lembrou que o plano de negĂłcios foi aprovado por unanimidade pela AgĂȘncia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e a renovação antecipada da concessĂŁo por mais 30 anos, atĂ© 2056, estĂĄ em fase final de anĂĄlise no Tribunal de Contas da UniĂŁo (TCU).
Segundo o TCU, em nota enviada Ă Tribuna, o assunto Ă© objeto de um processo (TC 025.914/2021-9) de relatoria do ministro Jorge Oliveira. O texto ainda nĂŁo foi apreciado pelo Tribunal. “ApĂłs finalizadas as conclusĂ”es da unidade tĂ©cnica, elas serĂŁo enviadas para o relator que, posteriormente, apresentarĂĄ seu voto durante sessĂŁo plenĂĄria. NĂŁo hĂĄ data definida para essa apreciação.”
Renovação antecipada
“Estamos celebrando a renovação antecipada. Ă uma questĂŁo de tempo. Estamos falando em mais de R$ 10 bilhĂ”es em investimentos”, afirmou o ministro TarcĂsio Freitas. Ele lembrou, ainda, de um conjunto de intervençÔes urbanas feitas em Juiz de Fora, por parceria firmada entre a MRS LogĂstica, a Prefeitura e o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT).
Esta parceria resultou, atĂ© o momento, na construção de seis obras voltadas para melhoria da mobilidade urbana e da transposição da linha fĂ©rrea, destacando que o sexto empreendimento Ă© o viaduto HĂ©lio FĂĄdel AraĂșjo, que interliga as avenidas Francisco Bernardino e Brasil, e foi inaugurado simbolicamente nesta quarta-feira. Segundo o ministro, o pacote prevĂȘ investimentos de R$ 81 milhĂ”es em obras.
O diretor de RelaçÔes Institucionais da MRS LogĂstica, Gustavo Bambini, tambĂ©m falou sobre as expectativas da empresa em consolidar a renovação antecipada do contrato de concessĂŁo para exploração da malha ferroviĂĄria que corta os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e SĂŁo Paulo. “A gente acredita em um prazo exĂguo de aprovação no TCU, para dar uma nova cara Ă empresa.”
Bambini reforçou ainda que o plano de investimentos que integra o pedido de renovação antecipada por parte da MRS prevĂȘ “novos e robustos investimentos para alcançar esses resultados e um convĂvio mais harmĂŽnico entre os trens e a população”. Entre eles, segundo o diretor, estarĂŁo obras para eliminação de conflitos urbanos, de interesse da comunidade, como viadutos, passarelas e automatizaçÔes de passagens de nĂvel.
De acordo com o diretor, a eliminação destes problemas tambĂ©m preocupa a concessionĂĄria. Segundo ele, hĂĄ uma preocupação especial com Juiz de Fora, uma vez que, na cidade, estĂŁo localizadas as sedes administrativa e operacional da empresa. “A companhia gera mais de 1.250 empregos diretos em Juiz de Fora”, pontuou.
 Cinco novos trechos ferroviårios; quatro em Minas
O presidente da MRS LogĂstica, Guilherme Mello, anunciou o protocolo de cinco pedidos de autorização para construção de novas linhas ferroviĂĄria, com trechos de TrĂȘs Lagoas (MS) a Panorama (MS) de 100 quilĂŽmetros; de UnaĂ a Pirapora, de 302 km; de Varginha a AndrelĂąndia, de 143 km; de Ouro Preto a Conceição do Mato Dentro, de 213 km; e de Rio Acima a Belo Horizonte, de 42 km.
“Atualmente, a empresa atende a mais de 350 clientes de diferentes segmentos. Vamos duplicar o transporte de cargas geral, aquelas que nĂŁo sĂŁo apenas commodities”, afirma o diretor de RelaçÔes Institucionais da MRS, Gustavo Bambini. O presidente da MRS, Gustavo Mello, considera que as solicitaçÔes fazem parte de mais uma etapa do processo de crescimento da concessionĂĄria. “Recebemos uma ferrovia que fazia 45 milhĂ”es de toneladas por ano e hoje faz 45 milhĂ”es a cada trĂȘs meses.”
“Ă a maior quantidade de pedidos individuais, de uma Ășnica empresa, que a gente recebeu”, afirmou o ministro TarcĂsio Freitas. O ministro explicou ainda que a solicitação sĂł pode ser realizada por conta da Medida ProvisĂłria, editada pelo atual Governo federal, que permite a exploração privada de ferrovias por meio de autorização (MP 1.065/2021). A MP tem validade atĂ© o dia 6 de fevereiro de 2022. AtĂ© lĂĄ, precisa ser analisada pelo Congresso Nacional.
Durante a solenidade, o ministro TarcĂsio Freitas solicitou o apoio de parlamentares presentes, como os deputados federais Charlles Evangelista (PSL) e Marcelo Ălvaro AntĂŽnio (PSL), para aprovação e transformação do texto em legislação. Para TarcĂsio, a proposta faz parte do esforço do Governo federal para equilibrar a matriz do transporte no paĂs. “Isso Ă© revolucionĂĄrio”, afirma o ministro.
Mais de 30 pedidos em anĂĄlise
TarcĂsio Freitas disse ainda que, atĂ© aqui, o Governo federal jĂĄ recebeu mais de 30 pedidos para a criação de novos trechos privados de ferrovias. “Estamos chegando a 36. Isso significa mais onze mil quilĂŽmetros de ferrovias.” Para o ministro, a combinação de açÔes como a MP, novas concessĂ”es e renovaçÔes antecipadas de concessĂ”es existentes, com previsĂŁo de investimentos, como Ă© o caso da MRS, estĂĄ “aumentando a oferta ferroviĂĄria de uma forma sem precedentes”.
No caso especĂfico dos pedidos de autorização feitos pela MRS nesta quarta-feira, o ministro destacou o pleito pela construção de um trecho ligando UnaĂ a Pirapora, na regiĂŁo Norte de Minas Gerais. “O agronegĂłcio vai crescer muito em Minas Gerais”, disse. Segundo a MRS LogĂstica, cada um dos cinco trechos terĂĄ como foco o atendimento a segmentos diversos da economia nacional.
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Como citado pelo ministro, o trecho que pretende ligar UnaĂ a Pirapora promete beneficiar o agronegĂłcio, no que diz respeito ao transporte de grĂŁos. JĂĄ o que vai de Varginha Ă AndrelĂąndia atenderĂĄ Ă indĂșstria cafeeira; de Ouro Preto a Conceição do Mato Dentro, voltado para o transporte de minĂ©rio de ferro e outros produtos siderĂșrgicos; assim como o que pretende interligar Rio Acima e Belo Horizonte tambĂ©m terĂĄ como foco o transporte de minĂ©rio de ferro. JĂĄ no trecho que pode ser construĂdo entre a cidade sul-mato-grossense de TrĂȘs Lagoas e Panorama, a MRS afirma que a ferrovia atenderĂĄ Ă indĂșstria da celulose.
“SĂŁo passos seguros na direção do reequilĂbrio da matriz do transporte. Estamos falando de sair de 20% para 40% em 15 anos do volume de carga transportado por ferrovias. Isso Ă© muito sustentĂĄvel. A maior revolução que estamos passando em transporte diz respeito a isso”, avalia o ministro. Para TarcĂsio Freitas, o aumento da oferta do transporte ferroviĂĄrio implicarĂĄ em aspectos gerais, inclusive na redução do frete.