PJF cria ComitĂȘ Gestor Municipal de UrgĂȘncia e EmergĂȘncia
Objetivo Ă© garantir anĂĄlise constante da situação do setor no municĂpio. Plano de ação tambĂ©m serĂĄ criado para organizar serviço
A Prefeitura de Juiz de Fora divulgou, nesta terça-feira (31), a criação do ComitĂȘ Gestor Municipal de UrgĂȘncia e EmergĂȘncia (CGMUE). Sob coordenação da Subsecretaria de UrgĂȘncia e EmergĂȘncia da Secretaria Municipal de SaĂșde de Juiz de Fora, o comitĂȘ visa garantir a anĂĄlise constante das urgĂȘncias e emergĂȘncias, por meio de um panorama da situação do setor no municĂpio. A proposta Ă© que o grupo proporcione tambĂ©m espaço de discussĂŁo e implementação de açÔes para gerenciar e agilizar correçÔes necessĂĄrias no atendimento aos usuĂĄrios.
De acordo com a subsecretĂĄria de UrgĂȘncia e EmergĂȘncia da Prefeitura, Adriana Fagundes, com a atuação do comitĂȘ, todas as unidades de urgĂȘncia e emergĂȘncia do municĂpio serĂŁo representadas. “Conseguimos articular todos dentro de um Plano de Ação Municipal de UrgĂȘncia e EmergĂȘncia, com acompanhamento tĂ©cnico. (O projeto) Ă© um ganho de organização do serviço em que todos os postos de atenção terĂŁo fala e cadeira para se posicionar e fazer essa anĂĄlise constante”, afirma.
Entre as competĂȘncias do ComitĂȘ Gestor tambĂ©m estĂŁo previstas a “garantia da implementação de um protocolo Ășnico para o trabalho conjunto dos diversos equipamentos de urgĂȘncia, otimizando recursos, repactuando fluxos e fortalecendo a regulação mĂ©dica do Serviço de Atendimento MĂłvel de UrgĂȘncia (Samu)”. Outro objetivo Ă© garantir a implementação de um protocolo Ășnico para a cobertura de grandes eventos e acionamento para catĂĄstrofes.
O grupo serĂĄ composto por um plenĂĄrio â formado por representantes das urgĂȘncias e emergĂȘncias do municĂpio â, comissĂ”es, grupos de trabalho e por uma secretaria executiva. Os representantes e suplentes do ComitĂȘ Gestor deverĂŁo ser indicados oficialmente pelas unidades dentro de um prazo de 30 dias. ApĂłs o perĂodo de indicação, a atuação do grupo se dĂĄ a partir da publicação de regimento interno, em atĂ© 60 dias, a contar a partir desta terça-feira (31).
Atendimento nas UPAs
Conforme mostrado pela Tribuna, na Ășltima semana, usuĂĄrios do Sistema Ănico de SaĂșde (SUS) estariam com impasses para conseguirem transferĂȘncias para leitos hospitalares, deixando as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) sobrecarregadas. Sobre tal situação, a subsecretĂĄria Adriana Fagundes afirma que, embora os fluxos de atendimento das unidades estejam prĂ©-estabelecidos e “bem definidos” atualmente, o MunicĂpio “deu um passo a mais para otimizar os atendimentos, identificar possĂveis nĂłs e propor soluçÔes para aprimorar a assistĂȘncia nestas unidades”.
TĂłpicos: pjf