Leptospirose: Prefeitura orienta cuidados após contato com água e lama das chuvas em Juiz de Fora

Leptospirose pode ser transmitida por água contaminada e exige atenção a sintomas por até 40 dias


Por Tribuna de Minas

01/03/2026 às 12h05

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Saúde (SS), orienta a população que teve contato com água das chuvas ou lama de alagamentos a redobrar a atenção com a saúde. A administração alerta que a água contaminada pode transmitir doenças graves, como a leptospirose, e reforça a importância de seguir medidas de prevenção e cuidado após a exposição.

Entre as recomendações imediatas estão os cuidados de higiene. As áreas do corpo que tiveram contato com água ou lama devem ser lavadas o quanto antes com sabão e água limpa. Durante a limpeza de residências e na retirada de lama e resíduos, a orientação é usar proteção adequada, como botas e luvas de borracha. Na ausência desses itens, podem ser utilizados sacos plásticos duplos nas mãos e nos pés, para evitar o contato direto com a água e a lama.

A Secretaria de Saúde também orienta o descarte seguro de itens que tiveram contato com a enchente. Alimentos — mesmo embalados — e medicamentos devem ser descartados. Em relação ao consumo, a recomendação é beber apenas água potável, filtrada ou fervida. A Prefeitura informa que a água distribuída pela Cesama até os hidrômetros dos imóveis mantém os padrões de qualidade.

Em caso de dúvida sobre a qualidade da água, a orientação é utilizar duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% para cada litro, aguardando 30 minutos antes do consumo.

Outra recomendação é observar possíveis sintomas após o contato com água de enchente. Se a pessoa apresentar febre, dor de cabeça, dores no corpo (especialmente na panturrilha), vômitos ou icterícia (pele e olhos amarelados) em até 40 dias, deve procurar imediatamente a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima ou buscar atendimento em um dos abrigos emergenciais da Prefeitura.

A Secretaria de Saúde reforça que não se deve se automedicar e que é importante informar ao profissional de saúde sobre o contato com água de enchente, para orientar a avaliação e o atendimento adequados. A Prefeitura também pede que as informações sejam compartilhadas, como forma de apoiar a prevenção de doenças e a proteção da população.

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.