Caravelas-portuguesas são encontradas em praias da Região dos Lagos

Espécie marinha foi encontrada em praias de Búzios e Cabo Frio nos últimos dias


Por Tribuna

31/10/2024 às 09h22- Atualizada 31/10/2024 às 09h33

caravela marinha 1
(Foto: Reprodução / Instagram Vida Marinha)

Uma caravela-portuguesa foi encontrada à beira-mar na Praia do Peró, em Cabo Frio, na última terça-feira (29). O fato chamou a atenção do público presente, já que ela é considerada uma das espécies marinhas mais perigosas. Vídeos do momento em que o animal foi encontrado têm viralizado na internet desde então.

No último domingo (27), a Prefeitura de Búzios, cidade distante 30 quilômetros de Cabo Frio, emitiu comunicado alertando sobre a presença de caravelas-portuguesas na região Norte e na praia de Geribá. Além de orientar a população dos riscos do contato com o animal, informou que equipes estavam monitorando o local.

Segundo informações do Ministério da Saúde, o contato com os tentáculos do animal pode causar dores intensas e queimaduras. Em alguns casos, a toxina pode desencadear reações alérgicas graves.

Para garantir segurança, a orientação do Ministério da Saúde é evitar os locais com a presença do animal. A recomendação é perguntar aos guarda-vidas antes de entrar no mar. Ao avistar uma caravela-portuguesa, não se deve tocá-la, mesmo que esteja morta. Em caso de contato, é aconselhável buscar ajuda médica.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.