Baleia-jubarte fica encalhada e morre na praia do Peró, em Cabo Frio

Mamífero era um macho de 13 metros e 32 toneladas; testes foram feitos para descobrir a causa da morte


Por Tribuna

25/07/2023 às 13h16- Atualizada 25/07/2023 às 13h20

Baleia-jubarte fica encalhada e morre na praia do Peró, em Cabo Frio foto Divulgação Prefeitura Cabo Frio
Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

Uma baleia-jubarte foi encontrada encalhada na Praia do Peró, em Cabo Frio, na última sexta-feira (21). Um exame necroscópico foi feito no animal, pelo Instituto BW, organização responsável pela reabilitação de espécies selvagens, e pelo Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos da Região dos Lagos, durante o sábado (22) para descobrir a causa da morte.

A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento, a Companhia de Serviços de Cabo Frio (Comsercaf) e Guarda Marítima e Ambiental. Segundo as informações divulgadas, o mamífero era um macho de 13 metros e 32 toneladas.

Conforme a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, as baleias-jubarte realizam extensas migrações entre maio e novembro, com picos em junho, julho e agosto, quando ficam bem próximas à costa. A pasta explica que a espécie se movimenta de áreas ricas em alimentação, em águas frias, para áreas de reprodução e cria de filhotes, em águas mais quentes, onde eles ganham peso e tamanho para retornarem aos polos de origem.

baleia jubarte cabo frio foto Instituto BW
Foto: Instituto BW

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.