VÍDEO: Avião cai momentos após a decolagem e deixa 18 mortos no Nepal

O único sobrevivente, o piloto, foi levado para o hospital, mas não corre perigo; aeroporto é considerado difícil para pouso


Por Agência Estado (Com informações da Associated Press)

24/07/2024 às 09h10

Um avião doméstico caiu logo após sua decolagem do aeroporto da capital do Nepal, matando 18 pessoas, nesta quarta-feira (24). O único sobrevivente, o piloto, foi levado para o Kathmandu Medical College Hospital para receber tratamento, de acordo um médico do hospital. Segundo ele, o homem teve ferimentos nos olhos, mas não corre perigo.

Um comunicado para a imprensa emitido pela Autoridade de Aviação Civil do Nepal disse que o avião da Saurya Airlines tinha decolado às 11h11 de Katmandu, e se dirigia para a cidade turística de Pokhara. A aeronave já havia arremetido e virado à direita, quando caiu na parte leste do aeroporto.

Os corpos foram levados para o T.U. Teaching Hospital, onde passarão por autopsia. Documentos da companhia aérea mostram que no avião havia dois pilotos e 17 passageiros a bordo, entre eles apenas uma mulher. A tripulação e os 16 passageiros eram de nacionalidade nepalesa, tendo um sido identificado como estrangeiro, mas sem nacionalidade divulgada.

Os trabalhos no Aeroporto Internacional de Tribhuvan, que recebe voos internacionais e domésticos, foram encerrados enquanto a equipe de emergência e os investigadores desenvolvem as atividades necessárias após a queda.

O Katmandu enfrenta, neste período do ano, a fase das moções, apesar de não ter sido registrada chuva no momento do acidente. O aeroporto da capital nepalesa é o principal aeroporto do país, e está situado num vale rodeado de montanhas. É considerado um aeroporto difícil para os pilotos, e os aviões maiores têm que passar por uma abertura na montanha para aterrissar.

Em 2019, um avião de passageiros do Bangladesh caiu no mesmo aeroporto, matando 51 pessoas, 20 sobreviveram. À época, uma investigação confirmou que o avião estava desalinhado com a pista e o piloto estava desorientado e tentou aterrissar em “puro desespero” quando o avião caiu.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.

noscript
X