Franceses vão às urnas neste domingo escolher entre Macron e Le Pen

Últimas pesquisas de intenção de voto, divulgadas na sexta-feira, apontam vantagem aproximada de 10% do atual presidente


Por Tribuna

23/04/2022 às 16h27

Os franceses vão às urnas neste domingo para decidir se o presidente Emmanuel Macron continua no cargo ou se dá lugar à candidata da extrema direita, Marine Le Pen.

Na eleição anterior, em 2017, Macron venceu o segundo turno das eleições na França com 66% dos votos. As últimas pesquisas apontam que a vitória deve se repetir, mas por uma margem menor.

Os levantamentos mais recentes, publicados na última sexta-feira (22), último dia que a Justiça Elitoral da França permite divulgação de pesquisas, apontam o atual presidente com entre 55% e 57% das intenções de voto, enquanto Le Pen aparece com algo entre 43% e 45%, o que deixa o clima de incerteza no ar.

No primeiro turno, Macron teve 27,8% dos votos, enquanto Le Pen angariou 23,1%, e o candidato da esquerda radical, Jean-Luc Mélenchon teve 22%.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.