Inscrições para o Sisu 2023 terminam nesta sexta-feira

O Sistema de Seleção Unificada ficou aberto entre 16 e 24 de fevereiro para que os estudantes decidissem em que curso e instituição pública ingressar


Por Tribuna

22/02/2023 às 11h54

O período de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai se encerrar nesta sexta-feira (24) às 23h59. A inscrição permite que o estudante aplique para duas opções de cursos de ensino superior, em universidades diferentes ou não. O resultado da chamada regular vai acontecer no dia 28 de fevereiro. Em Minas Gerais, 19 instituições participam do Sisu, entre elas, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que vai ofertar 1.366 vagas, em 60 cursos, nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares, para o primeiro semestre letivo. 

A escolha do curso depende do desempenho do candidato no Enem 2022, assim é possível saber se ele está dentro da nota de corte. Uma das questões seria sobre a posição na “fila” para as vagas, pois uma pessoa pode estar ocupando dois espaços e ir para somente um, fazendo com que a posição do aluno melhore.

O processo, considerado cansativo e estressante para muitos candidatos, não termina na sexta-feira de fato. Isso porque há listas de esperas e novas chamadas quando um estudante aprovado não comparece para realizar a matrícula, que acontece entre os dias 2 e 8 de março. O prazo para aplicar para a lista de espera tem início no dia 28 de fevereiro e a convocação da primeira lista de espera vai ocorrer no dia 13 de março.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.