Atualização do Instagram cria função de notas temporárias na DM

Ao acessar as mensagens na rede social, usuários se surpreenderam com atualização que simula ‘status do dia’; ferramenta de perfil de grupo também deve ser implementada


Por Tribuna

14/12/2022 às 11h31- Atualizada 15/12/2022 às 09h01

A nova atualização do Instagram tem provocado reações diversas entre os internautas. Nesta terça-feira (13), foi anunciada uma nova forma de emitir pensamentos na rede, deixando uma nota de até 60 caracteres na aba de mensagens. O pequeno texto fica disponível por 24 horas, sendo possível mudá-lo ao longo do dia. Alguns usuários têm comparado a novidade com o status do WhatsApp, um mini Twitter ou a algumas funções da antiga rede social MSN.

É possível compartilhar um pensamento com todas as pessoas que te seguem de volta ou somente com os seus amigos próximos. O uso da nova ferramenta está sendo feito de formas diversas pelos usuários: há quem escreva frase de música, mostre que está confuso com a atualização, escreva algum pensamento sobre o dia, escreva piadas ou até peça um Pix de brincadeira. É possível comentar a nota deixada pelo seu seguidor no privado, via Direct Message (DM).

A Meta, empresa proprietária do Instagram, divulgou um comunicado falando sobre as atualizações e explicando o motivo da criação da ferramenta, dizendo que as pessoas gostam de ter uma maneira fácil de compartilhar o que estão fazendo. “’Notes’ oferece às pessoas uma maneira casual e espontânea de se expressar e se conectar umas com as outras”, diz a Meta. 

Perfil em grupo é prevista em nova atualização

Além das “Notas”, em breve também será possível realizar um perfil de grupo, para postar fotos e stories em conjunto. “Sempre que você compartilhar conteúdo em um perfil de grupo, esse conteúdo será compartilhado apenas com membros do grupo em vez de seus seguidores e será postado no perfil do grupo em vez do seu”, explica a empresa em nota. A função ainda não foi implementada no Brasil, mas é esperado que ela chegue em breve.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.