José Mauro Coelho é o novo presidente da Petrobras
Engenheiro ocupa o lugar do general Joaquim Silva e Luna, demitido pelo presidente Jair Bolsonaro; posse está prevista para acontecer na tarde desta quinta-feira
Nesta quinta-feira (14), o conselho de administração da Petrobras elegeu José Mauro Coelho para a presidência da companhia. Ele assume o cargo no lugar do general Joaquim Silva e Luna, que foi demitido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). O mandato é de um ano. A posse estava marcada para acontecer às 15h desta quinta-feira.
Na quarta-feira (13), Coelho já havia sido eleito para assumir o conselho de administração da estatal, durante uma Assembleia Geral Ordinária (AGO). Essa eleição já fazia parte do processo para assumir o cargo de presidente da Petrobras.

De acordo com informações da Agência Estado, Coelho foi formado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e possui doutorado em Planejamento Energético pelo Programa de Planejamento Energético (PPE) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele já havia feito carreira na Empresa de Pesquisa Energética (EPE), no entanto saiu para assumir a Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia – cargo que ocupou até outubro do ano passado.