Natural de Minas Gerais, ministra Maria Elizabeth Rocha é a primeira mulher a assumir a presidência do STM em mais de 200 anos

Cerimônia de posse foi realizada no Teatro Nacional de Brasília


Por Agência Brasil

12/03/2025 às 18h02

A ministra Maria Elizabeth Rocha tomou posse nesta quarta-feira (12) no cargo de presidente do Superior Tribunal Militar (STM), órgão máximo da Justiça Militar da União. Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo em 217 anos de história do tribunal. O mandato será de dois anos.

A cerimônia de posse foi no Teatro Nacional de Brasília e contou com a presença de várias autoridades, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ao transmitir o cargo para Elisabeth Rocha, Francisco Joseli Parente Camelo destacou que, pela primeira vez, o tribunal terá uma mulher no comando da Corte.

Perfil

A ministra compõe o STM desde 2007. Entre 2013 e 2015, chegou a assumir temporariamente a presidência do STM, mas para um mandato-tampão.

Maria Elizabeth é natural de Belo Horizonte, formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Também é doutora em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O STM é composto por 15 ministros, sendo cinco civis e dez militares, cujas cadeiras estão distribuídas entre quatro vagas destinadas ao Exército, três à Marinha e três à Aeronáutica.

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.