Instagram e Facebook enfrentam instabilidade nesta sexta

É a segunda vez que as plataformas passam por problemas nesta semana


Por Tribuna

08/10/2021 às 17h21

O Instagram e o Facebook enfrentam instabilidade nesta sexta-feira (8). Por meio de plataformas como Twitter, usuários se queixaram que os aplicativos do Facebook estão fora do ar. O problema começou a ser relatado a partir das 15h20, segundo o site Downdetector, conhecido por apontar falhas em serviços na internet. No site, o WhatsApp também aparece com reclamações sobre o seu funcionamento, mas segue normalizado até o momento. É a segunda vez na semana que as plataformas passam por problemas, depois do apagão que durou mais de sete horas na última segunda.

A instabilidade parece, mais uma vez, ter afetado usuários de todo o mundo. Após o apagão, a empresa de Mark Zuckerberg veio a público com algumas explicações sobre o problema. Segundo a companhia, a pane global foi causada por erro interno durante um “trabalho de manutenção de rotina” e não foram encontradas evidências de que dados de usuários foram comprometidos.

Em nota, a empresa de Zuckerberg informou que as alterações de configuração mudaram a forma com que os centros de processamento de dados da rede se comunicavam, o que causou um “efeito cascata” capaz de derrubar o Facebook, o WhatsApp e o Instagram. Segundo a empresa, o apagão também afetou os serviços internos, o que dificultou o diagnóstico.

“Durante um trabalho de manutenção de rotina, um comando foi emitido com a intenção de avaliar a disponibilidade da capacidade global de backbone, que involuntariamente derrubou todas as conexões em nossa rede”, afirmou Santosh Janardhan, vice-presidente de engenharia e infraestrutura do Facebook, no início da semana.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.