Morre dom Serafim Fernandes de Araújo, arcebispo emérito de BH

Religioso tinha 95 anos e era um dos dez cardeais brasileiros


Por Tribuna

08/10/2019 às 11h59

O arcebispo emérito da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Serafim Fernandes de Araújo, morreu nesta terça-feira (8) na capital, aos 95 anos, vítima de complicações por pneumonia após passar o último final de semana internado em estado grave. Ainda não há informações sobre os horários do funeral e o sepultamento. Dom Serafim foi arcebispo metropolitano de Belo Horizonte entre 1986 e 2004 e era um dos dez cardeais brasileiros.

Trajetória religiosa

Nascido em 13 de agosto de 1924 na Região do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerias, dom Serafim foi sagrado bispo em 7 de maio de 1959, com 34 anos – o mais novo religioso brasileiro a conseguir o posto. Transferiu-se para Belo Horizonte para ser auxiliar de dom João Resende Costa e foi o terceiro arcebispo metropolitano de Belo Horizonte sucedendo o próprio dom João, em 5 de fevereiro de 1986. O cardeal tornou-se arcebispo emérito da capital mineira em 2004, quando dom Walmor Oliveira de Azevedo assumiu a Arquidiocese.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.