Prefeitura de Cabo Frio causa polêmica ao publicar ‘meme’ de mineiros indo à praia

Postagem nas redes sociais da Prefeitura dividiu opiniões e foi apagada após repercussão


Por Tribuna

06/09/2023 às 13h43- Atualizada 06/09/2023 às 14h34

A publicação de um vídeo cômico nas redes oficiais da Prefeitura de Cabo Frio dividiu opiniões de usuários do Instagram e de moradores do município. A postagem, que tratava-se de um meme sobre mineiros que vão às praias da cidade, gerou polêmica e foi apagada nesta terça-feira (5), pouco depois de ter sido postada.

Acompanhada de um vídeo, a legenda do post dizia: “Ei, mineirada! O feriadão de 7 de setembro está chegando e já sabemos que o destino é Cabo Frio, certo? Então, preparem o pão de queijo para a viagem, porque estamos de braços abertos! Bora fazer essa troca justa: vocês trazem as guloseimas de Minas Gerais e nós garantimos a água salgada e paisagens paradisíacas. Topa?”

Veja o vídeo:

Algumas pessoas interpretaram a postagem como desrespeitosa com os turistas mineiros por conta do vídeo, alegando que poderia afetar o comércio da região, e outros usuários destacaram o incentivo das imagens a usar caixinha de som, que é proibida nas praias.

Em entrevista à coluna do Ancelmo Gois, no jornal O Globo, o presidente da Associação de Hotéis e Turismo de Cabo Frio, Carlos Cunha, disse que a postagem interfere no trabalho para receber turistas. “Achei de extremo mal gosto. Além de preconceituoso, prejudica a imagem não só dos nossos turistas, mas da nossa cidade. A qualidade de nosso turismo é proporcional à qualidade dos serviços e infraestrutura turística que oferecemos. Cutucaram os grandes visitantes de Cabo Frio, os mineiros.”

De acordo com o Portal Rlagos Notícias, a publicação na cidade também causou polêmica, inclusive com autoridades manifestando-se contrárias à publicação do meme.

Por meio de nota, a Secretaria Adjunta de Comunicação de Cabo Frio informou reiterou que a postagem foi imediatamente retirada, e afirmou que a mesma “foi elaborada por um servidor novo na equipe que, por descuido, não seguiu todos os protocolos de produção e postagem. Os processos internos da secretaria já foram revistos. Ressaltamos que nossa intenção é sempre contribuir para o desenvolvimento da cidade, bem como do turismo responsável. Os turistas mineiros são e serão sempre bem-vindos na nossa cidade. Devemos o máximo respeito. Pedimos desculpas se alguém se sentiu ofendido, mas jamais tivemos qualquer intuito pejorativo.”

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.