Bolsonaro antecipa calendário do Auxílio e conclui repasses antes do 2º turno

Com a mudança, agora os pagamentos serão feitos até 25 de outubro, cinco dias antes do segundo turno das eleições gerais


Por Luci Ribeiro, Agência Estado

03/10/2022 às 17h35- Atualizada 03/10/2022 às 17h36

O governo de Jair Bolsonaro (PL) antecipou o calendário de pagamentos do Auxílio Brasil para este mês de outubro. Originalmente, os repasses começariam no dia 18 e terminariam no dia 31, conforme o Número de Identificação Social (NIS) do beneficiários. Com a mudança, agora os pagamentos serão feitos a partir do dia 11, terminando em 25 de outubro, cinco dias antes do segundo turno das eleições gerais, marcado para ocorrer no último domingo do mês, dia 30.

A alteração no cronograma está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (3), em instrução normativa do Ministério da Cidadania, que faz a gestão dos programas sociais do governo federal.

As datas para novembro e dezembro não foram modificadas. Em agosto, o governo também antecipou o pagamentos do programa naquele mês. Até dezembro deste ano, o valor a ser entregue aos beneficiários do Auxílio Brasil será de R$ 600. Em 2023, o programa volta a pagar apenas R$ 400.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.