94% da população brasileira já teve pelo menos um pet ao longo da vida
Entre os animais preferidos dos brasileiros, os cachorros lideram, representando 47%; seguido dos gatos, com 23%
O Brasil ocupa a terceira posição entre os países com a maior população de pets no mundo. No total, 149 milhões de animais domésticos vivem em território nacional, perdendo apenas para a China e os Estados Unidos. Segundo uma pesquisa desenvolvida pela Quaest, 94% da população brasileira já teve pelo menos um bicho de estimação ao longo da vida e, atualmente, 7 em cada 10 brasileiros convivem com um pet em casa.
O estudo ainda afirmou que apenas 6% da população disse nunca ter tido nenhum animal em casa. Entre os animais preferidos dos brasileiros, os cachorros lideram, representando 47%; seguido dos gatos, com 23%; pássaros/aves ocupam 12%; e peixes e roedores, com 6% cada.
A pesquisa ouviu 1.001 brasileiros em todo o território nacional, entre os dias 17 e 20 de junho. A margem de erro da pesquisa é de 3,1%, e o nível de confiabilidade é de 95%. Os resultados do levantamento apontaram uma preocupação dos tutores em relação aos cuidados com a saúde dos pets. 85% dos entrevistados apontaram que nunca tiveram plano de saúde para o bichinho, embora 70% deles gostariam de ter acesso ao serviço.
O estudo mostra que é quase unanimidade entre os brasileiros que ‘ter um pet exige muito cuidado e responsabilidade’ e que ‘gostaria de levar o pet mais vezes ao veterinário’. Para se ter uma ideia, 71% dos tutores já levam seus pets para o veterinário particular, mas apenas 9% conseguem atendimento público.
Considerando a renda média dos brasileiros, o gasto com animais de estimação é significativo: 55% desembolsam até 300 reais por mês. A pesquisa mostrou que a dificuldade financeira impacta metade dos tutores que deixaram de cuidar do seu bicho por falta de recursos.