Tópicos em alta: eleições 2018 / polícia / outubro rosa

Mineiros poderão receber mensagens de alerta de desastres naturais por SMS

Moradores vão receber mensagens sobre tempestades, vendavais e outros fenômenos meteorológicos

Por Tribuna

12/01/2018 às 18h56 - Atualizada 12/01/2018 às 19h37

A partir da próxima segunda-feira (15), os moradores de Minas Gerais poderão se cadastrar para receber mensagens de alerta de desastres naturais por SMS. O sistema foi desenvolvido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em parceria com os órgãos de Defesa Civil e as operadoras de telefonia móvel. Os alertas são enviados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e pelas Defesas Civis dos estados. O serviço não tem nenhum custo para o cidadão e nem para o Governo.

O conteúdo continua após o anúncio

A partir da disponibilização do serviço, os moradores receberão uma mensagem convidando para o cadastro. A mensagem de texto recebida será: “Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”. Ao fim do cadastro, o usuário será informado que o celular estará apto a receber alertas de inundações, alagamentos, temporais, perigo de deslizamentos de terra, além de recomendações da Defesa Civil. Haverá possibilidade de cancelar o recebimentos dos alertas.

A novidade também chegará aos estados de Goiás e Mato Grosso do Sul, que se juntam a Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, que já contam com o serviço. A previsão é de que até março o serviço atenda todos os estados do Brasil.

Tópicos:

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail





Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia