Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / vacina / chuva / polícia / obituário

Descubra as cervejas certas para acompanhar os pratos de Natal

Jornalista Mari Pena, especialista em cervejas, indica os melhores tipos para acompanhar quatro pratos clássicos de Natal

Por Isabele Barbosa, estagiária sob supervisão do editor Wendell Guiducci

18/12/2020 às 07h00- Atualizada 18/12/2020 às 11h15

Mari Pena é colunista na Rádio CBN com o quadro Cerveja Fora do Óbvio (Foto: Sal Fotografia)

Preparar uma ceia de Natal é uma tradição nesse período e, para agradar a todos, o ideal é oferecer variedades de bebidas para harmonizar com os diferentes pratos servidos. Mas, no Brasil, é difícil abrir de uma cervejinha nas reuniões em família. A Tribuna convidou a jornalista especializada em conteúdo cervejeiro Mari Pena (@maribeerlover.etc), “beer expert” pelo Science of Beer, com diversos cursos na área de harmonização, para dar algumas dicas de cervejas para acompanhar pratos típicos da ocasião.

Segundo Mari, não há certo ou errado nas combinações. “As sugestões de harmonização prezam por uma melhor experiência gastronômica, ressaltando algumas características das cervejas/comidas, mas existem outras possibilidades também, dependendo do que quer priorizar na sua experiência”, ressalta.

Peru

Descubra as cervejas certas para acompanhar os pratos de Natal
Cervejas mais maltadas, como a brown ale, vão bem com o clássico natalino (Foto: Divulgação)

O hábito de comer peru no Natal surgiu em Massachusetts, nos Estados Unidos, no ano de 1621, quando a ave foi servida no Dia de Ação de Graças. E, desde então, se tornou um clássico nas mesas natalinas. Para harmonizar com esse prato, as opções são de cervejas mais alcoólicas e maltadas, combinando bem com aquele tostado/caramelado da pele da ave quando sair do forno. Sugestão: belgian strong ale, brown ale ou bock.

O conteúdo continua após o anúncio

Pernil

Descubra as cervejas certas para acompanhar os pratos de Natal
Harmonizar o pernil com a cerveja mais amarga, como a IPA, “limpa” a sensação de gordura (Foto: Divulgação)

É uma carne mais rica em gordura e com sabor mais intenso. Portanto, a sugestão é harmonizar com cervejas de alto teor alcoólico e/ou amargor mais presente, para limpar a sensação de gordura da boca e chamar para mais um gole. Belgian strong golden ale, IPAs e imperial IPAs são boas opções.

Nozes&Castanhas

Cervejas produzidas com maltes tostados, como a porter, vão bem com as “nuts” de tira-gosto (Foto: Divulgação)

Ricos em gordura do bem, essas nuts combinam bem com cervejas que tenham sabores maltados e tostados, caso de estilos como porter e brown ale. Se consumidas em sobremesas, minha sugestão é elevar o teor alcoólico, trazendo cervejas mais potentes como as barley wines.

Rabanada

A irish red ale, uma das mais populares entre as cervejas especiais, combina com a sobremesa (Foto: Antuérpia/Divulgação)

A cerveja é conhecida como “pão líquido” e certamente harmoniza muito bem com as clássicas rabanadas. Cervejas que tenham canela em sua composição fazem uma boa harmonização por semelhança. Alguns estilos com notas de pão e cereal também combinam bem, é o caso da irish red ale. As clássicas Christimas ales, ricas em nuts e especiarias, também acompanham bem essa clássica sobremesa de Natal.

Leia também: Conheça cinco lugares em JF para comprar panetone recheado



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Desenvolvido por Grupo Emedia