Para o ano novo: um xodozinho
Aprenda a fazer um drink refrescante do St. Jame’s para o Réveillon
A virada do ano pede drinks especiais, principalmente aqueles mais refrescantes e leves para aguentar a madrugada toda de celebração. E quando o assunto é drinks, em Juiz de Fora, não resta dúvidas: o St. Jame’s é o estabelecimento mais adequado para falar sobre isso. A casa tem uma carta com 100 drinks. Sim: 100. E todos sempre disponíveis. A grande maioria autoral, o que comprova que a criatividade e a audácia de Aline Batista e Juhn Souza, proprietárias do lugar, são grandes, e, sobretudo, o que move a drinkeria há quase cinco anos.
As duas amantes de um drink, quando saíam por Juiz de Fora viviam um conflito interno: as variedades de bebidas, além da cerveja, eram poucas e caras, na maioria das vezes. “O St. Jame’s, então, surge da vontade de criar um empreendimento em que a gente se sentiria bem como clientes também”, afirma Juhn. Em fevereiro de 2019, a drinkeria abre na Morais e Castro, em um lugar que, naquela época, ainda era pouco habitado e que, hoje, tem várias companhias de estabelecimentos. A casa já abriu com 40 drinks autorais. “Foi um desafio. E aos poucos a gente foi conquistando clientes. E, hoje, a gente é procurado exatamente pela diversidade de drinks”. Mas, claro, tem cerveja, chopp e comidinhas.
Se você mora em Juiz de Fora e usa as redes sociais, provavelmente já viu uma foto dos drinks do St Jame’s. Porque, além de gostosos e originais, os drinks são instagramáveis, principalmente os divertidos, que são temáticos: de Harry Potter a banheirinha – o que crianças, inclusive, amam e pedem os drinks sem álcool para viver a experiência. “O St James é um lugar onde as pessoas podem chegar, ficar à vontade. Não tem um rótulo. Transita pessoas de todos os tipos”, completa Juhn. “A nossa ideia é agregar e agradar a todos”, completa Aline.
E, para pensar em 100 drinks, é preciso criatividade mas, antes de tudo, conhecer a coquetelaria clássica. “A gente trabalha em cima da coquetelaria tradicional e, em cima disso, vai brincando. E você consegue ir harmonizando”, conta. Caipirinha, por exemplo, tem. Mas tem drinks com cachaça muito mais divertidos. Tem drink com whisky, gin, rum, vodka – tudo. E a proposta é mesmo ir experimentando e conhecendo um pouco de cada gosto.
O difícil parece ser memorizar cada passo a passo de preparo de cada um deles. Mas Aline, que ocupa ainda a parte de trás do balcão, tira de letra: “É questão de memorização mesmo. E eu guardo tudo. O novo que a gente cria você vai associando, mas rola. É ir acostumando. É mecânico. E tem que ter agilidade”, confessa. Ela até pensa em aumentar o número de drinks, mas é coisa que vai ficar mais para frente. O mais importante é o seguinte: “A gente é drinkeria. O nosso negócio é o drink”, reitera.
Para a virada, Aline e Juhn sugerem o drink Tropicália, um dos mais queridos dos clientes e das duas, inclusive. “Nosso xodozinho”, define Aline, que conta como ele foi feito: “A gente estava testando novas receitas, era verão, e a gente queria criar um drink que fosse refrescante e frutado. A ideia era também não ser um drink seco, para dar para beber vários”. Enquanto Juhn completa: “E tem a questão da brasilidade”. “Porque o próprio St. James mescla o brasileiro com o europeu. E o drink traz isso. Tem as frutas mais abrasileiradas e a bebida que é o gin. Por isso que ele é a nossa cara: mistura tudo isso”, finaliza Aline.
O Tropicália é super refrescante e bem docinho, sem ser enjoativo. São sabores marcantes que, juntos, explodem na boca. Ideal para essa data exatamente porque é diferente e, ao mesmo tempo, fácil de fazer. Dá para fazer litros, deixar pronto, na geladeira e ir enchendo o copo aos poucos – com moderação. A dica é, se for fazer para guardar, colocar o gelo de novo só no copo – além de na coqueteleira, na hora do preparo, como citado na receita – para não aguar. Por ser refrescante, é a boa para o verão todo.
Tropicália
Por St. Jame’s
Ingredientes
70ml de gin
40ml de suco laranja
40ml suco limão
40ml suco de cramberry
20ml xarope de tangerina
10g de pimenta rosa
50ml refrigerante soda
Modo de preparo:
Em uma coqueteleira, bata todos os sucos, o gin e a pimenta rosa com gelo até que ele esteja bem triturado. Faça dupla coagem para que não tenha pedaços de pimenta rosa. Coloque, então, em uma taça de aproximadamente 600ml com mais gelo e finalize com refrigerante de soda.
Conheça mais receitas aqui