Tópicos em alta: cartas a jf / sergio moro / dengue / polícia

Médica ensina a fazer torta de amêndoas do caderno de receitas de sua mãe 

Por Juliana Netto

28/01/2019 às 15h37

Kátia Lopes pretende lançar um livro com as receitas de Dona Thereza (Foto: Olavo Prazeres)

Sempre vi as postagens da otorrinolaringologista Katia Lopes sobre seus experimentos gastronômicos em meu Facebook. Algo me dizia que várias daquelas receitas tinham algum valor afetivo, das memórias ligadas ao coração que a gente agrega ao que come. Não deu outra. Quando a convidei para participar da Receita de Família, ela não hesitou em escolher a torta de amêndoas que é criação de sua mãe, Thereza Lopes, hoje com 88 anos. “Eu acho essa torta uma delícia, superlevinha, minha mãe sempre fazia quando eu era pequena, me dava de presente de aniversário e eu adorava”, conta a médica, que também diz ser de autoria da mãe “a melhor bala de coco do mundo”, receita que ela guarda a sete chaves. “Essa não passo de forma alguma (risos).”

O passo a passo chegou a minhas mãos na reprodução de um caderno em que Thereza registrava suas criações, e a receita que Katia ensina hoje data de 1970. “Eu e minha filha Julia temos um projeto de publicar um livro a partir deste caderno, uma homenagem à minha mãe, que teve durante anos um buffet de doces.” Nos escritos, há registros de ingredientes e técnicas que marcam uma época: “açúcar pérola”, “moedor de amendoim” e outras referências que adaptamos para os itens e dispositivos de que a gastronomia dispõe hoje.

Apaixonada por cozinhar e comer, Katia conta que estudar gastronomia no CES, como faz agora, foi uma – fortuita – ironia do destino. “Nunca vou me formar, faço porque gosto de aprender, tenho prazer em descobrir técnicas, ingredientes e referências novas, além da troca com as pessoas. Minha mãe sempre me ameaçava que se eu não estudasse, ia me pôr na cozinha para trabalhar com ela, eu era criança ainda. Acabei me tornando médica e, mais tarde, cozinheira do mesmo jeito (risos).”

Segundo Katia, o preparo da torta “não tem mistério”, é só seguir direitinho o que dizem os passos orientados pela mãe. “Quando ela diz, por exemplo, para ‘mexer bem’, é para fazer isso mesmo, levar a sério. Não tem como dar errado”, garante a médica.

Foto: Olavo Prazeres

Torta de amêndoas

Ingredientes

Para o pão-de-ló

4 xícaras de farinha de trigo
8 ovos
3 xícaras de açúcar
1 colher (sobremesa) de fermento
12 colheres (sopa) água

Modo de fazer

O conteúdo continua após o anúncio

Bata bem as claras e reserve. Bata bem, em uma batedeira, as gemas e a água, em seguida o açúcar (bata muito mesmo), e vá colocando a farinha aos poucos, depois o fermento, e por último acrescente as claras, mas desligue a batedeira e misture rapidamente. Depois, coloque em um tabuleiro médio untado dos lados e forrado com papel de assar no fundo em forno preaquecido.

Para o recheio e a cobertura

2l de leite
8 colheres (sopa) de amido de milho
4 gemas
1 pitada de sal
1 colher (sobremesa) de baunilha
250g de manteiga

Modo de fazer

Coloque em um recipiente o leite, o amido de milho, as gemas passadas na peneira, o sal e o açúcar. Mexa sempre para não empelotar e leve ao fogo em uma panela. Quando já estiver mais espesso, deixe ferver um pouco, despeje em uma vasilha de louça, acrescente a baunilha e mexa. Tampe e deixe esfriar completamente (não pode ser na geladeira). Depois de frio, acrescente a manteiga e bata na batedeira até formar um creme, que será usado para rechear e cobrir a torta.

Para a montagem

100g de amêndoas descascadas
3 xícaras de açúcar
licor de cacau a gosto

Para descascar as amêndoas, ferva-as primeiro e, depois de descascá-las, leve ao fogo com o açúcar até formar um praliné (uma mistura de açúcar e amêndoas caramelizadas, que fica crocante quando esfria). Deixe esfriar e passe no processador até que fique como uma “farofa”. Parta o pão-de-ló ao meio, regue com o licor de cacau, disponha o creme do recheio por cima e proceda assim até utilizar todo o pão-de-ló, e por fim cubra a torta com o restante do creme usado no recheio e disponha por cima o que sobrou das amêndoas.

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia