Tópicos em alta: eleições 2022 / coronavírus / vacina / polícia / obituário

Ano Novo: da avó para a família toda

Família Dias, do Restaurante Salvaterra, ensina receita de lombo à moda do chef com acompanhamentos


Por Cecília Itaborahy, estagiária sob supervisão de Wendell Guiducci

24/12/2021 às 07h00

O lombo à moda do chef do Salvaterra tem raízes profundas na família que gerencia o restaurante (Foto: Fernando Priamo)

Quando a família é grande, não tem jeito: a ceia de Natal ou Ano Novo tem que ser recheada. O problema pode ser conseguir agradar a todos, ou fazer o prato render. A família de Nelson Dias, um dos proprietários do Restaurante Salvaterra, é desse tipo. Sua avó teve sete filhos e 15 netos. “Sem contar as noras, os primos e os vizinhos”, ele completa. Quando era mais novo, nessa época do ano sua avó preparava um lombo que era sucesso entre a família inteira. Ele relembra que, nesse período, a carne vermelha também não era viável para atender esse número de pessoas. O lombo, então, cumpria, e muito bem, o objetivo.

A mãe de Nelson acabou aprendendo a receita. Em 1983, ela produzia biscoitos amanteigados para vender na loja que veio a se tornar o Complexo Salvaterra. Nesse tempo, também já preparava algumas refeições e pratos para festas. “Daí em diante, foi apenas manter essa paixão pela gastronomia e por receber os amigos na nossa casa”, explica Nelson. Em 2014, ele e seus dois irmãos assumiram o restaurante e foram modificando o cardápio, unindo tudo o que vivenciaram em casa com as novas possibilidades que um restaurante proporciona.

Nelson acrescenta que a preparação das ceias é um ritual à parte. O cozimento e o pré-preparo podem demorar dias. Em um restaurante, isso não funciona. Nem para quem prefere ter menos trabalho para, no dia, conseguir confraternizar tranquilamente. Por isso, ele aconselha substituir as carnes de longo cozimento, como o pernil, por cortes que são mais fáceis, no caso, o lombo suíno.

Além do lombo, o que completa a ceia da família Dias é o arroz à grega, a farofa de abacaxi com bacon e as batatas rústicas ou fritas. “Pelo menos na nossa casa, as crianças preferem as clássicas fritas palito, mas os adultos gostam mesmo é da rústica bem caseira, cozida e frita em cubos ou tipo barquinha.” Deixando a critério do leitor o formato das batatas, Nelson divide aqui as outras receitas para a ceia do Ano Novo.

Lombo à moda do chef
Por Maria Isabel Oliveira

Molho barbecue

Ingredientes
1 cebola
1 tomate
1 caixa de extrato de tomate
3 colheres de açúcar
1/4 xícaras de vinagre
Canela a gosto
Gotas de molho de pimenta
1 colher de manteiga
1 colher de sal

Modo de preparo
Em uma panela, coloque manteiga e doure a cebola, junte os tomates e refogue. Acrescente o extrato de tomate e o açúcar. Cozinhe até que comece a grudar no fundo da panela (deixe o açúcar caramelizar). Acrescente o vinagre, a canela, metade do sal, o molho de pimenta e água. Deixe cozinhar até que obtenha consistência espessa e bata no liquidificador ou processador de alimentos. Para servir com aquele toque especial, adicione cubos de bacon e abacaxi ao molho já pronto.

O conteúdo continua após o anúncio

Lombo suíno

Ingredientes
2kg de lombo de porco
Caldo de cebola pronto
Alho
1 caixa de rodelas de abacaxi

Modo de preparo
Corte o lombo em bifes e tempere com uma mistura de caldo de bacon e uma pitada de alho. Doure os bifes de acordo com sua preferência. Doure também rodelas de abacaxi e sirva intercalado com os bifes em uma travessa. Assim que toda a guarnição estiver preparada, sirva em seguida, adicionando o molho barbecue.

Arroz à grega

Ingredientes
Arroz pronto
1 caixa de milho verde
1 caixa de ervilha
200g de presunto ralado
1 cenoura ralada
Uvas-passas a gosto
Cheiro verde a gosto

Modo de preparo
Prepare o arroz branco conforme sua preferência. Em uma panela à parte, refogue, em uma colher de manteiga, o milho verde, a ervilha, o presunto ralado, a cenoura ralada e as uvas-passas. Acrescente o arroz e finalize com cheiro verde.

Farofa de abacaxi com bacon

Ingredientes
1 cebola
1 xícara de creme de cebola
1 abacaxi
100g de bacon
1 pacote de farinha de mandioca
Alho a gosto

Modo de preparo
Refogue a cebola e o alho em frigideira ou panela. Adicione uma xícara de creme de cebola. Após dourar, acrescente o bacon e o abacaxi picado. Adicione a farinha de mandioca aos poucos até atingir a consistência.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Desenvolvido por Grupo Emedia