Tópicos em alta: cartas a jf / sergio moro / dengue / polícia

Aprenda a fazer lagarto ao creme gratinado

Fernanda Delgado ensina a fazer a receita, que tem fácil preparo e remete à sua infância

Por Júlia Pessôa

20/01/2019 às 07h00

lagarto-destaque-horiz lagarto-horiz lagarto-prato-horiz
<
>
Foto: Fernando Priamo

“Lembro de quando eu e minha irmã éramos pequenas, minha mãe sempre fazia essa receita, que é simples e muito gostosa, tem gosto de casa, de comida de mãe.” É acessando suas memórias afetivas que Fernanda Delgado começa a falar sobre o lagarto com creme que integra a Receita de Família deste domingo. Sem negar a hereditariedade, Fernanda também se apaixonou por cozinhar, processo que foi acontecendo naturalmente. “Nunca tive uma relação muito séria com a culinária, mas sempre fui a cozinheira da galera nas viagens, sempre gostei de assistir a filmes e ler livros sobre o assunto. E minha família tem grandes cozinheiras, assim fui gostando de comer, de ver comida bonita e de querer fazê-las, até que tive a oportunidade de viver disso”, diz ela, que comanda o Bistrozin, no Cascatinha (3236-2830), que tem justamente essa pegada de comfort food. “Adoro quando alguém me diz que meu frango com quiabo lembra o da avó, comida não é só encher barriga, é prazer, é memória.”

Segundo Fernanda, o segredo para que o lagarto fique saboroso é investir em ingredientes frescos e tão naturais quanto seja possível. “O creme de leite fresco dá um sabor especial, e o caldo de carne caseiro também deixa muito mais gostoso, embora não haja, na verdade, problema em usar o creme de leite de caixinha ou o caldo em cubos industrializado”, pondera. Uma intervenção que fez na receita original da mãe foi acrescentar temperos. “Eu gosto muito de comida temperada, a pimenta-do-reino foi coisa minha, eu acho que agrega muito mais sabor.” Para Fernanda, talvez por suas próprias lembranças, a receita é ideal para um almoção em família ou entre amigos e amigas. “Não importa o número de pessoas, se chegar mais gente é só aumentar os ingredientes proporcionalmente. É ideal para quando você quer caprichar no prato sem ficar o dia todo na cozinha.”

Fernanda Delgado, do Bistrozin, e o delicioso lagarto aprendido com a mãe e desenvolvido com novos temperos (Foto: Fernando Priamo)

Lagarto ao creme
por Fernanda Delgado

Ingredientes

2 kg de lagarto
1 xícara de vinho branco
1 cebola em pedaços grandes
Cheiro-verde e pimenta-do-reino a gosto
3 tomates sem pele
1 xícara de suco de laranja
um cubo de caldo de carne diluído em 1 litro de água
Mozarela a gosto (para o recheio)
1 frasco de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de molho inglês
1 colher (sopa) de farinha de trigo
Queijo parmesão ralado para gratinar

O conteúdo continua após o anúncio

 

Modo de preparo:

Deixe o lagarto marinando no vinho branco com a cebola, o cheiro verde e a pimenta-do-reino por no mínimo duas horas (no máximo 12). Depois, retire o excesso do tempero e sele o lagarto na panela de pressão. Acrescente os tomates sem pele, o de suco de laranja, o caldo de carne e a marinada. Quando a panela de pressão começar a “chiar”, aguarde mais ou menos uma hora e desligue.

Retire a carne da panela, fatie sem soltar os pedaços e, entre eles, recheie com mozarela (se preferir pode colocar presunto, bacon frito ou outro ingrediente de sua preferência).Transfira o caldo da panela para o liquidificador, coloque o creme de leite fresco, o molho inglês e a farinha de trigo. Bata tudo e volte para a panela, reduzindo até ficar cremoso. Coloque por cima da carne em uma assadeira. Para terminar, polvilhe com queijo parmesão e leve ao forno até gratinar. Dica: sirva com arroz com brócolis e batatinhas rústicas!

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia