Conheça a receita do Arroz Meloso de Porco do Madame Geváh

Localizado na esquina entre as ruas Marechal Deodoro e a Avenida Getúlio Vargas, o lugar traz, além de pratos autorais, releituras de pratos da culinária mineira


Por Pedro Moysés

19/10/2024 às 06h00- Atualizada 21/10/2024 às 13h30

Madame Gevah
Arroz meloso de porco é servido acompanhado de picles de cebola roxa, quiabo grelhado e uma barriga de porco prensada (Foto: Felipe Couri)

Localizado no coração do Centro de Juiz de Fora, na esquina entre as ruas Marechal Deodoro e a Avenida Getúlio Vargas, está o Madame Geváh. Aberto há pouco mais de dois meses, a casa surgiu do encontro de três pessoas: Paula de Oliveira, Wesley Carvalho e Rodrigo Gabriel. 

O objeto de busca sempre foi um casarão no Centro da cidade para abrigar o universo criativo que rodeia os três. Após muita pesquisa imobiliária, a casa, na Rua Marechal Deodoro, 280, no Centro, apesar de ser muito maior do que pensavam, ainda assim, caiu como uma luva para as ideias fervilhantes dos três. 

Surgido com a ideia de se fazer uma “casa de arte”, o local é todo decorado com objetos de múltiplas épocas. Quadros, discos de vinil, livros e uma tuba decoram a parede dos dois andares e do mezanino. No salão principal é possível avistar uma cama, naquele que é referido pelos donos como o quarto da Madame Geváh: a personagem que dá nome ao local. Do terraço é possível ter uma vista privilegiada da Getúlio Vargas e do centro histórico de Juiz de Fora.

Com um cardápio assinado pelo chef Thiago Caiafa, o Madame Geváh oferece aos clientes, além de pratos autorais,  diversas opções de releituras de clássicos da culinária mineira, entre eles, um arroz meloso de porco. Servido em um prato acompanhado de picles de cebola roxa, quiabo grelhado e uma barriga de porco prensada, o prato é uma saborosa visita ao sabor de uma infância no interior. 

A casa funciona de segunda à sexta das 11h30 às 15h; quintas e sextas também das 18h às 23h e sábado das 11h30 às 23h. A programação de eventos e shows pode ser conferida através do Instagram @madamegevah.

Madame Gevah
Chefe Mattheus Frossard (Foto: Felipe Couri)

Arroz meloso de porco do Madame Geváh

Por Thiago Caiafa

Ingredientes

200g de arroz

90g de porco desfiado

15g de bacon

½ cenoura

2 colheres de cebola picada

1 dente de alho

1 pitada de gengibre

1 colher de salsão picado

1 colher de alho poró picado

1 colher de vinho branco

2 colheres de passata

Caldo de legumes

Azeite

Shoyu

Suco de limão meio limão

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Aqueça uma frigideira com azeite e refogar o pernil, bacon, a cebola, alho, cenoura, pimenta, gengibre, salsão e poró até murchar. Adicione o vinho branco e espere evaporar. Adicione o arroz com o shoyu e a passata adicionando o caldo de legumes aos poucos, deixe ferver e reduzir até o ponto de risoto. Desligue o fogo e ajustar o sal, pimenta, suco de limão a gosto e mexa por um tempo até obter cremosidade.

Sirva como acompanhamento: quiabo tostado, cebola roxa em conserva e uma tira de barriga de porco prensada.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.