Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / vacina / chuva / polícia / obituário

O pão, o café, o chocolate

Padeiro Thiago Pereira Souza ensina uma receita simples, perfeita para o lanche da tarde

Por Luiza Sudré, estagiária sob supervisão de Wendell Guiducci

19/02/2021 às 07h00

Thiago Pereira Souza tem 26 anos e escolheu se aventurar no universo da panificação. Ele segue os passos de seu pai, que também é padeiro, e também sua maior inspiração. Apesar da pouca idade, Thiago já possui relativa experiência no meio gastronômico. “Já fui barman e atendente, mas o meu maior desejo é ter a panificação como carreira”, conta.

Atualmente Thiago ocupa a posição de padeiro chefe no novo café Le Deppaneur. Mesmo sendo o responsável pela produção da panificação, ele ainda se considera “um jovem aprendiz do pai.” O pão de café com chocolate, que ele ensina aos leitores da Tribuna, é uma receita simples e saborosa para quem deseja se iniciar no mundo da panificação.

Pão de café com chocolate

Ingredientes para 1ª etapa

100g de farinha de trigo
60ml de água para massa mais firme ou 100ml de água para massa mais mole
10g de fermento biológico seco
400g farinha de trigo

Modo de preparo

Em um recipiente, junte todos os ingredientes e mexa com a mão. Em seguida deixe a massa descansar por 60 minutos – esse processo é conhecido como esponja.

O conteúdo continua após o anúncio

Ingredientes para a 2ª etapa

400g de farinha de trigo
220ml de água gelada
10g de sal
20g de açúcar
10g de cacau
1g de café solúvel
200g de gotas de chocolate

 

Modo de preparo

Após esperar os 60 minutos da esponja, adicione todos os ingredientes, exceto as gotas de chocolate, em uma batedeira. Bata durante dois minutos em velocidade lenta, e aos poucos misture os ingredientes.

Depois de bater em velocidade lenta, aumente a velocidade da batedeira e deixe bater por 4 a 5 minutos, até atingir uma massa elástica – chamada de ponto véu. Com a massa em ponto véu, adicione as gotas de chocolate e continue batendo lentamente para que a mesma se misture. Feito isso, retire a massa da batedeira. Você pode modelar ou cortar de acordo com seu gosto! Em seguida deixe a massa fermentar por 30 a 40 minutos e leve ao forno com temperatura de 170 graus durante 20 minutos. Essa receita rende 6 pães com aproximadamente 120 gramas cada. Aproveite a delícia e experimente com café!



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Desenvolvido por Grupo Emedia