Tópicos em alta: sarampo / CPI dos ônibus / polícia / bolsonaro / reforma da previdência

Hambúrguer para celebrar o folclore

Famoso por seus sanduíches, o Bartô cria uma série de pratos em menção a figuras folclóricas brasileiras

Por Júlia Pessôa

16/08/2019 às 20h55- Atualizada 16/08/2019 às 20h56

Além de os hambúrgueres do cardápio fixo do São Bartolomeu serem um suplício, é revigorante saber que a casa, vira e mexe, cria novidades temporárias para movimentar não só o bar, mas o paladar dos juiz-foranos. O dia do folclore brasileiro, 22 de agosto, será celebrado entre 18 e 23 na casa, com pratos que remetem a personagens da nossa cultura popular: Boitatá, Saci, Caipora e Iara. Diz a lenda que Boitatá era uma cobra de fogo protetora das matas, depois de um período de longa escuridão que as assolou, fazendo com que os homens aumentassem as caças e o desmatamento. Inspirada na crença popular, a cozinheira Amanda Soldati, que comanda a cozinha do São Bartolomeu, criou um sanduba que remete a ela. “Pesquisando sobre o personagem, pensamos em maneira de nos remetermos à serpente de fogo. Por isso, usamos o formato longilíneo da linguiça e o sabor picante do chutney. Já os brotos de rúcula fazem referência à mata que a entidade protege.

(Foto: Fernando Priamo)

Na linha diferentona, o Saci é feito com brioche na manteiga, carne-de-sol, com broto de bambu, vinagrete colorido e pimenta biquinho. O Caipora é um hambúrguer vegetariano, já que a entidade é protetora da fauna, e o brioche na manteiga leva pimentão recheado, palmito pupunha na manteiga de garrafa, vinagrete de coentro e mix de folhas. Uiara é uma sobremesa, bolo de mandioca com leite de coco queimado e pérolas de abacaxi. Os pratos, com unidades limitadas, terão preço único, além de serem servidos apenas neste prazo de 18 a 23 de agosto. Mas a gente descolou a receita do Boitatá para você se arriscar em casa, confira!

(Foto: Fernando Priamo)

Boitatá

por Amanda Soldati

Ingredientes

O conteúdo continua após o anúncio

Chutney

4 maçãs verdes sem caroço, cortadas em cubos
2 maçãs vermelhas, sem casca e sem caroço
15g de gengibre ralado
10g de alho picado
3 pimentas dedo-de-moça sem semente e picadas
10g de manteiga
150g de açúcar
2g de sal
50ml de suco de limão

Montagem

Pão de sua preferência
50g de linguiça
Brotos de rúcula à vontade

Modo de preparo

Em uma panela, refogue o alho, a pimenta e o gengibre por dois minutos. Adicione o açúcar e as maçãs e deixe cozinhar até que cheguem na textura desejada, de uma geleia. Reserve. Em seguida, grelhe a linguiça. Para a montagem, comece dourando o pão (se for de fermentação natural, o sanduíche fica ainda mais gostoso). Abra, disponha a linguiça e o chutney e finalize com o broto de rúcula por cima.

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia