Tópicos em alta: cartas a jf / sergio moro / dengue / polícia

Duas opções de aves para a ceia: peru ou frango

Receita de Família resgata de seu acervo duas opções de aves para a ceia, publicadas há 10 anos: frango com damasco e peru com molho oriental

Por Júlia Pessôa

09/12/2018 às 07h00

Dando sequência à série especial da “Receita de Família” para o Natal, a Tribuna resgata de seu acervo duas opções de 2008 que são tendências: um preparo mais modernoso e com montagem sofisticada e outro que vai na linha “comfort food”, aquela comidinha que remete à casa da gente ou a lugares e momentos afetivos.

Clássico natalino, o peru aparece repaginado e todo oriental nesta publicação de 21 de dezembro de 2008. Na época, Daniel Echeverria, que chefiava a cozinha do Arigatô, ensinou a preparar o peito de peru com chutney de cerejas, dando um toque descolado à ceia, sem abrir mão de intens típicos das festas. Já a outra receita é uma daquelas criações de família, publicada em 16 de novembro de 2008, em que a empresária Denise Rezende sugere o frango, uma opção de ave mais popular e mais barata, recheado com damascos, assado com Coca-cola, que acrescenta um sabor levemente adocicado à receita. Confira:

Até o fim do mês, você verá outros pratos que foram sucesso na seção. Já a partir de janeiro, a Tribuna começa 2019 com preparos inéditos, e quem quiser participar pode, inclusive, mandar sua sugestão de receita para ser compartilhada.

Participe!
Mande já a sua receita especial, aquela que você acha que merece ser compartilhada, para o email: [email protected], pelas nossas redes sociais (FacebookInstagram e Twitter)  ou ainda pelo WhatsApp: 9 9975-2627. A partir de janeiro, a Tribuna publica pratos inéditos! Aguarde!

Frango com damasco

por Denise Rezende

Ingredientes

– 1kg de filé de peito de frango
-6 cebolas grandes
-200g de bacon fatiado
-30 damascos secos
-1 lata de Coca-Cola
-alho e sal a gosto

Modo de preparo

Descasque e corte as cebolas em rodelas bem finas. Disponha as rodelas no fundo de uma refratária. Limpe e tempere os filés de frango com alho e sal. Coloque dois damascos sobre cada filé e enrole como rocambole. Em cada rolinho de frango, passe uma fatia de bacon em volta e prenda com palito. Coloque os rolinhos na refratária forrada com as rodelas de cebola. Regue com a Coca-Cola, cubra com papel alumínio e leve ao forno por cerca de 40 minutos. Abra o forno, retire o papel alumínio e deixe corar por mais 10 minutos.

Rendimento: 12 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Grau de dificuldade: fácil

O conteúdo continua após o anúncio

Peito de peru com chutney de cerejas

 

por Daniel Echeverria

Ingredientes
-800g de peito de peru (1 peito inteiro, aproximadamente)
-Sal e pimenta do reino a gosto
-3 colheres (sopa) de óleo de soja

Chutney de cereja
-400g de cereja em calda
-1 colher (sopa) de cebola picada
-1 colher (chá) de alho picado
-1 colher (chá) de gengibre picado
-1 colher (café) de pimenta calabresa
-5 cravos
-1 pedaço pequeno de canela em pau
-1/2 colher (sopa) de manteiga
100ml de água (1/2 copo americano)
-50ml de vinagre de maçã
-Sal a gosto

Farofa de panko com frutas secas e castanhas
-200g de panko (espécie de farinha japonesa)
-100g de mix de castanhas picadas (nozes, avelãs, pistaches, castanhas de caju, amêndoas)
-100g de frutas secas (passas, damascos, figos)
-1/2 cebola média cortada em anéis
-1 colher (chá) de açúcar
-3 colheres (sopa) de manteiga
-Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Divida cada lado do peito de peru em dois (de modo a obter quatro filés no total). Tempere com sal e pimenta a gosto. Em uma frigideira, aqueça bem o óleo de soja em fogo médio e frite os filés. Para não correr o rico de deixá-los crus no meio, grelhe bastante de um lado e, ao virar, tampe a frigideira (para abafar o peito de peru e ajudar a cozinhá-lo por dentro).

Chutney de cereja

Escorra as cerejas e reserve. Em uma panela pequena, derreta a manteiga em fogo baixo e doure bem o alho e a cebola. Acrescente a pimenta, o gengibre, os cravos e a canela. Refogue por mais um minuto, sempre em fogo baixo. Adicione as cerejas, a água, o vinagre e uma pitada de sal. Cozinhe por mais 10 minutos, com a panela tampada, mexendo de vez em quando. Desligue o fogo e reserve o chutney tampado.

Farofa de panko com frutas secas e castanhas
Em uma frigideira, derreta a manteiga e doure bem a cebola. Acrescente o açúcar e deixe derreter bem. Acrescente as frutas secas e o mix de castanhas e refogue por um minuto. Adicione o panko e misture bem, temperando com sal e pimenta a gosto.

Sirva os filés de peito de peru com o chutney por cima, acompanhados da farofa.

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 40 minutos
Grau de dificuldade: fácil

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia