‘Autêntica pizza de Minas Gerais’: conheça o Encanto de Minas
Saiba como fazer a margherita de Leonardo Giovanni

“No meio da cidade, no alto da montanha, existe um ambiente interiorano.” É assim que Leonardo Giovanni, de 44 anos, descreve o restaurante que fundou, o Encanto de Minas (Rua Luiz Creozol 700 – Nossa Senhora Aparecida). Inaugurado há pouco tempo, o espaço ainda caminha em direção a tudo que um dia será. Entretanto, as raízes mineiras estão fortemente fincadas no lugar, por meio de sua ambientação. “De Juiz de Fora, roubamos a vista”, ele afirma. Enquanto de outros lugares do interior do estado vieram os vários detalhes que compõem o espaço.
Um dos carros chefes é a pizza. “Minas é o berço de artistas, escultores, poetas e artistas. Por que não das pizzas? Nosso objetivo é usar os melhores ingredientes da região, como os queijos da Serra da Canastra. Podemos fazer a autêntica pizza mineira aqui. Transformar esse alimento, assim como aconteceu com a Napolitana, em São Paulo”. Mas, é claro, ressalta também que o tradicional fogão a lenha terá seu lugar, muito em breve, aos finais de semana, no menu.
Inclusive, a ideia do fogão, como muito do que existe em seu espaço, vem de um trabalho colaborativo, tanto quanto da capacidade de fazer limonada com os limões que a vida ia oferecendo. De uma infiltração na casa de sua mãe, veio o desejo de ajudá-la a construir uma cobertura para solucionar o problema. Fez uma boa estrutura e, de “pouquinho em pouquinho”, como fala, foi ajeitando o espaço, criando uma estrutura onde fosse possível construir o restaurante. Na época, Leonardo ainda trabalhava em um outro estabelecimento na cidade.
Aos poucos passou a cozinhar para os amigos e familiares no final de semana, ficando cada vez mais pelo Encanto de Minas. A primeira inauguração do espaço, inclusive, é a mesma do aniversário de seu irmão: 21 de agosto. Depois de “abrir” para os familiares e amigos, seguiu cozinhando para conhecidos, até que, em janeiro de 2025, inaugurou para o público.
“É uma vida isso aqui. O trabalho final de uma vida de cada pessoa. Desde o artesanato, até a cozinha. É muito gratificante ver as pessoas entrando aqui, tem gente que fala que parece que se transporta para outro tempo”, comenta Leonardo.
Em breve, a ideia é transformar o Encanto de Minas em um centro cultural, valorizando as diferentes tradições mineiras na música, gastronomia e artesanato. Fazer com que artistas desconhecidos, como Zé Roberto, pedreiro que ajudou a levantar o espaço e criar sua identidade, sejam reconhecidos e valorizados.
Em certo sentido, o Encanto de Minas e Leonardo parecem querer fazer com que o juiz-forano, ao olhar para os morros que cercam a cidade, descubra em si um pouco da tradição da terra que carrega. Isso, é claro, acompanhado da autêntica pizza mineira.

Pizza Margherita
Por Leonardo Giovanni
Ingredientes
– 500g de farinha de trigo
– 10g de sal
– 10g de açúcar
– 15g de fermento biológico seco
– 350ml de água morna
– 2 colheres de sopa de azeite
– 200g de molho de tomate caseiro
– 400g de queijo mozzarella fresco
– Folhas de manjericão fresco
Modo de Preparo
O primeiro passo é preparar a massa. Misture a farinha, o sal, o açúcar e o fermento em uma tigela. Adicione a água morna e misture até formar uma massa homogênea. Adicione o azeite e continue misturando. Depois, sove a massa por cerca de 10 minutos, até que ela fique lisa e elástica. Em seguida, coloque-a em uma tigela untada com azeite, cubra com plástico e deixe descansar. Parta para o molho em seguida. Cozinhe os tomates com um pouco de azeite e sal, até que tudo fique homogêneo. Após fazer isso, abra a massa em uma superfície enfarinhada e forme um círculo (ou em qualquer outro formato que desejar sua pizza). Coloque o molho sobre a massa, deixando uma borda de 1cm sem molho. Fatie o queijo mozzarella e coloque em cima de tudo. Em um forno pré-aquecido a 220°C, coloque a pizza, untada previamente com azeite, por 15/20 min para assar. O ponto é o da crosta, que deve estar dourada, e do queijo, que deve estar derretido. Finalizado este processo, é só colocar o manjericão. A dica é usar alimentos frescos, vindos de Minas Gerais.
*Estagiário sob supervisão da editora Cecília Itaborahy.