Tópicos em alta: polícia / campeonato mineiro / suzano / bolsonaro

Escondidinho mineiro com um toque carioca

Gustavo Tinoco, do Patanisca Bar, ensina a fazer prato criado para o famoso bar Pavão Azul, do Rio, hoje exclusividade do boteco juiz-forano

Por Júlia Pessôa

09/03/2019 às 07h00

(Fotos: Fernando Priamo)

Foi ainda pequeno, no Rio de Janeiro, que Gustavo Afonso Tinoco descobriu o encanto da cozinha e de transformar ingredientes em refeições. “Minha primeira lembrança ligada à gastronomia sou eu novinho com uns 12 anos no Pavão Azul, mexendo naquelas panelas em pé, em cima de um engradado de refrigerante para alcançar o fogão” conta ele sobre o tradicionalíssimo bar fundado por sua família, de origem portuguesa, onde um dos destaques é a patanisca de bacalhau, um sucesso absoluto no Rio, receita de suas tias. Sem negar o DNA gastronômico, Gustavo abriu, em Juiz de Fora, o Patanisca Butequim. ” É um ambiente familiar onde é possível experimentar petiscos exclusivos, em uma união perfeita do Rio de Janeiro com Minas Gerais”, diz o proprietário.

A receita da patanisca, claramente o carro-chefe da casa,  é original do Pavão Azul, e um segredo familiar, mas o escondidinho mineiro, que integra a Receita de Família desta semana, é uma exclusividade do boteco juiz-forano. “A receita foi criada em uma mesa de jantar, em reunião de família, e permanece do mesmo jeito desde que a criei com a ajuda dos familiares”, diz Gustavo, garantindo que a combinação de ingredientes resulta em um prato incomparável. “Tem textura e sabor único, a cremosidade do angu e a junção da geleia com a carne são um ponto altíssimo.”

Escondidinho mineiro

por Gustavo Afonso Tinoco

Ingredientes 

Angu
– 4 dentes de alho
– 1 litro de água
– 3 colheres (sopa) de cebola picada
– 2 colheres (sopa) de manteiga
– 2 xícaras de fubá
– sal a gosto

Costela
– 1 kg de costela sem osso
– 1 colher (sopa) de sal grosso
– 1 cebola

Pernil
– 1kg de pernil sem osso
– 1 cabeça de alho amassada
– 1 copo de vinho branco
– 4 colheres (sopa) de azeite
– sal a gosto

Cobertura

O conteúdo continua após o anúncio

– geleia de damasco

– requeijão

Preparo
Para fazer o angu,  refogue o alho e a cebola com a manteiga em uma panela, acrescente a água e espere ferver.  Acrescente o fubá dissolvido em um pouco de água. Mexa, abaixe o fogo. Tampe a panela e cozinhe por aproximadamente 20 minutos. Reserve.

Coloque a costela para cozinhas na panela de pressão com os ingredientes por 45 minutos. Reserve. Para o pernil, coloque todos os ingredientes em uma panela de pressão e deixe por 40 minutos.  Reserve.

Para montar o prato, em uma travessa ou em porção individual, coloque o angu cremoso a carne de sua preferência (costela ou pernil, ou ambas!), a geleia de damasco,  cubra com o requeijão  e leve ao forno até dourar.

 

Patanisca Butiquim

Avenida Olegário Maciel  1.318, Paineiras

3321-9143

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia