Tópicos em alta: coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Canjica de doce de leite: sabor da tarde

Rafaela Serpa e Aline Gomes ensinam receita que tem gosto de Minas Gerais, casa de vó e, como consequência, resgate de memórias afetivas


Por Cecília Itaborahy, estagiária sob supervisão de Wendell Guiducci

05/11/2021 às 07h00

Canjica de doce de leite

Rafaela e Aline, nutricionista e administradora, criaram o Sinhô Brownie (Foto: Divulgação)

Rafaela Serpa era nutricionista; Aline Gomes, administradora de empresas. Essa talvez seja a união mais coerente para idealizar um negócio gastronômico. O Sinhô Brownie (@sinhobrownie) começou em 2016 como uma possibilidade de conseguir viajar país afora com a renda extra que elas conseguiam vendendo brownie: uma receita comum para elas nos finais de semana. Aos poucos, elas contam que foram conseguindo expandir a ideia principal e, o que era extra, virou trabalho oficial.

Já que era Rafaela quem, majoritariamente, cuidava da cozinha, ela decidiu que ser chef confeiteira iria ajudar nesses processos, tanto para conhecer mais a culinária quanto para conseguir oferecer mais produtos. Incorporando o que vinha sendo aprendido nas memórias afetivas situadas em São João Nepomuceno, cidade próxima de Juiz de Fora, novas receitas foram sendo feitas. Uma dessas é a canjica de doce de leite que hoje ela ensina aos leitores da Tribuna.

“Sempre fomos apaixonadas por doces, e as lembranças com as avós na cozinha são ainda muito fortes e cheias de carinho”, comenta Aline. O que acaba moldando esses sabores é a alma mineira que a cidade onde elas residem e trabalham exala. Com aproximadamente 25 mil habitantes, São João Nepomuceno, por ser no interior e pequena, é Minas Gerais escancarada. Rafaela e Aline buscam imprimir esse gosto nas comidas que fazem e nas relações que estabelecem.

O conteúdo continua após o anúncio

A canjica de doce de leite, mesmo sendo produzida ao redor de todo o Brasil, tem lá seu gosto de Minas. Mesmo que a gente já carregue memórias afetivas, elas estão sendo constantemente recriadas e repassadas. Os momentos de prazer têm gosto da tarde com um café. Por que não acompanhadas por uma canjica? “Acreditamos também que um doce ou aquele bolo fresquinho com café são capazes de proporcionar pequenos momentos de prazer, trazer minutinhos de paz no meio do dia e criar memórias cheias de afeto. Sempre que possível, juntamos uma receita com carinha de vó e damos nosso toque; com a canjica aconteceu isso. No inverno desse ano, queríamos resgatar essa memória com uma boa canjica, e ela fez um sucesso enorme, que precisamos repetir por várias vezes.”

Canjica de doce de leiteCanjica de doce de leite

Por Rafaela Serpa e Aline Gomes

Ingredientes
200g de canjica branca
300ml de leite integral
100g de creme de leite
150g de doce de leite

Modo de preparo
Da noite para o dia, coloque a canjica de molho em água (ou por pelo menos 12h). Escorra, passe pela água corrente, coloque em uma panela de pressão e cubra com água pelo menos duas vezes a altura dos grãos. Quando chiar, deixe em fogo médio e cozinhe por 30 minutos. Retire cuidadosamente a pressão e escorra a água. Em uma panela de fundo grosso, leve a canjica cozida junto com os outros ingredientes novamente ao fogo, mexendo para não grudar no fundo e ir soltando o amido, até ficar com uma consistência bem cremosa. Pode ser servida quente ou fria. Recomendamos umas paçoquinhas por cima.

Leia também: Quibe montado para uma refeição totalmente árabe

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Desenvolvido por Grupo Emedia