Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Helena Furtado ensina o rápido, delicioso e criativo tartare de atum

“A cozinha te dá espaço para ser e fazer o que você quiser”, comenta a jornalista radicada em Barcelona, na Espanha


Por Cecília Itaborahy, estagiária sob supervisão de Wendell Guiducci

05/03/2021 às 07h00

tartare
Tartare de Atum é versátil e permite ser criativo no preparo e empratamento. (Foto: Helena Furtado)
tartare
Helena Furtado é formada em Jornalismo, mas se encontrou mesmo na culinária (Foto: arquivo pessoal)

Criatividade é o ponto chave da cozinha. Helena Furtado descobriu isso a partir do momento em que entendeu que seguir à risca o passo a passo das receitas impede a liberdade de ser inventivo tanto nas misturas quanto na idealização dos alimentos, e acaba deixando chato o hábito diário de pensar e preparar a comida. É dessa concepção que surge o tartare de atum, prato que, apesar de ser comum e fácil de realizar, permite uma autonomia para inovar na hora de servir e cozinhar.

Depois que a segunda filha, Olívia, nasceu, Helena decidiu mudar a forma como se alimentava, para, também, servir de exemplo em casa. “A única maneira de mudar é você aprender alguma coisa”, comenta. Para começar nesta aventura, ela fez um curso de culinária, com a intenção de aprender o básico mesmo – já que, antes, “não conseguia fritar nem um ovo”, assume.

Na hora de criar suas receitas diárias, Helena mistura aspectos que acredita ter herdado de sua outra profissão, quando atuava como jornalista: “Eu vou pegando ideias pequenas e juntando. Acho que isso é coisa da criatividade, e é onde a jornalista encontra a cozinheira”, diz. Além da imaginação bem fértil, o que também acompanha seus pratos é a inquietude de sempre querer descobrir coisas novas, melhorar e, então, inventar.

Desde 2019, Helena tem uma conta no Instagram (@panelasepassarinhos) em que ensina, de Barcelona, receitas descomplicadas e variadas. O que incentiva lá é o mesmo que carrega consigo: ser inventivo. “A cozinha te dá espaço para ser e fazer o que quiser”, acredita. O que começou como um simples passatempo, acabou virando coisa séria e, agora, ela até pensa em, futuramente, viver de culinária.

O conteúdo continua após o anúncio

O tartare de atum – também chamado de tartar – pode parecer limitado para quem incentiva a liberdade na cozinha. Mas, nesse caso, Helena valoriza o produto em si: “acho que o que chama atenção é o produto e não o cozinheiro”, comenta. Além disso, o toque especial aparece na escolha do peixe e na hora de servir. A cozinheira sugere empratar o tartare na casca do avocado – uma variação do abacate, de tamanho menor, ideal para comidas salgadas -, que servirá de base para a salada de acompanhamento para o prato principal. Sem desperdício, fácil e uma explosão de sabores.

Tartare de atum

Ingredientes
150g de atum por pessoa⁣
1/4 cebola roxa⁣
1 e 1/2 colher de sopa de gergelim⁣
1 colher de sopa de molho de soja⁣
1 colher de sopa de molho inglês
1 colher de sopa de azeite de gergelim (ou de oliva)⁣
1 colher de chá de wasabi em pasta⁣
1 colher de sobremesa de mostarda de Dijon⁣
Pimenta do reino moída na hora⁣
Gotas de Tabasco a gosto⁣
Salada de avocado para acompanhar⁣
Torradas para acompanhar

Modo de preparo
Corte a cebola no menor tamanho que conseguir. Corte o atum em tiras e depois em cubinhos (eu prefiro tamanho médio⁣). Torre o gergelim em uma panelinha sem gordura. Vá mexendo pra ele não queimar. Quando esquenta, pula que nem pipoca, fique atento. Em um bowl, junte os ingredientes do molho, acrescente o atum, a cebola e o gergelim torrado. Misture tudo e deixe na geladeira até a hora de servir. ⁣

Sugestão
Fiz uma saladinha de avocado e usei a própria casca para empratar o tartare, ficou bem original.

Leia também: Estrogonofe de chocolate: aprenda a receita com Fred Mendes

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Desenvolvido por Grupo Emedia