Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / vacina / chuva / polícia / obituário

Aprenda a fazer espumone de chocolate

A especialista em chocolataria gourmet, Kelly Koscky, ensina como preparar um doce especial para o fim de semana

Por Isabele Barbosa, estagiária sob supervisão do editor Wendell Guiducci

05/02/2021 às 07h00

Aprenda a fazer Espumone de Chocolate
A chocolatier Kelly Koscky se formou em Rio Grande do Sul (Foto: Acervo Pessoal)

Kelly Koscky, especializada em chocolataria gourmet, sempre gostou de fazer doces para a família, inclusive, era a responsável pelas sobremesas das festas de fim de ano. Formada pela Castelli Escola de Chocolataria, em Canela/RS, a chocolatier sempre dava um jeito de acrescentar o chocolate nas receitas. “Um dos pratos era o Espumone de Chocolate, que eu faço desde a adolescência, e que, com o passar dos anos, fui aprimorando”, conta.

LEIA MAIS: Saiba como fazer hambúrguer artesanal em casa

Desde então, sua paixão pelos chocolates foi aumentado gradativamente, fazendo com que ela se dedicasse de forma profissional. A crescente demanda no mercado, aliada a esta paixão, a levou à criação do Atelier Chocoarte, em 2009 e, mais recentemente, à Cacao Art, em 2018. Natural de Juiz de Fora, Kelly passou a pesquisar ainda mais sobre as tendências no mercado da chocolataria e confeitaria mundial. “Busquei novos conhecimentos através de uma especialização em chocolataria gourmet na primeira escola do gênero no Brasil: a Castelli Escola de Chocolataria”, afirma. “Com base na especialização lancei, em setembro de 2018, a Cacao Art, uma nova proposta de empreendimento que busca aliar confeitaria e chocolates finos de origem com a alta gastronomia, seguindo inspirações europeias e, ao mesmo tempo, utilizando ingredientes naturais brasileiros”, destaca Kelly. A diferença das duas lojas de Kelly, é que na linha Cacao Art ela trabalha com chocolate fino e o Atelier é uma linha mais popular.

Desde o surgimento da empresa, em 2009, a principal demanda sempre esteve relacionada a festas e eventos em Juiz de Fora e região. Mas, devido à pandemia e ao consequente cancelamento ou adiamento dos mesmos, as estratégias precisaram ser repensadas e adaptadas ao novo cenário. “Diante do atual contexto, nossas vendas têm sido feitas sempre por meios digitais, como telefone ou computador, via whatsapp ou pelas redes sociais, utilizando um sistema otimizado de delivery para evitar que as pessoas saiam de casa, sempre respeitando todas as medidas de prevenção contra a COVID-19 no transporte dos produtos”, ressalta Koscky

Paixão e trabalho

A empresa da Kelly, especializada em doces finos que atua no mercado de festas, atua desde 2009 em Juiz de Fora e região. Segundo a chocolatier, a loja foi se desenvolvendo e, com o passar dos anos, algumas técnicas de produção foram aprimoradas. “A empresa cresceu significativamente e ampliou sua posição no mercado. Sua comercialização sempre foi feita através de vendas diretas em feiras e eventos, ou por encomendas, atendendo tanto clientes empresariais, quanto particulares”, ressalta.

Por conta da pandemia, Kelly Koscky direcionou o foco das empresas (no Instagram @cacaoart e @atelierchocoart) para a linha de presentes e mimos de lembranças, criando produtos que amenizam o distanciamento social e contribuem para manter os laços afetivos entre as pessoas. “A estratégia tem sido um sucesso, principalmente em datas comemorativas, onde nossas vendas têm superado as vendas de anos anteriores, demonstrando um retorno altamente positivo, pois quem recebe os produtos passa a presentear outras pessoas, o que tem gerado uma demanda crescente de clientes”, aponta.

Para os leitores da Tribuna, Kelly separou a receita de Espumone de Chocolate, um prato sempre lembrado por ela durante sua trajetória. E, segundo a chocolatier, é importante usar chocolate de boa qualidade. “Essa dica vai fazer toda diferença no resultado final, um chocolate com maior percentual de cacau deixa a receita com sabor mais acentuado”, finaliza.

Aprenda a fazer Espumone de Chocolate
(Foto: Acervo Pessoal)

Espumone de chocolate

Creme

Ingredientes

480 ml ou 2 xícaras (chá) de leite integral

2 gemas peneiradas

30 gramas ou 3 colheres de (sopa) de maisena

60 gramas ou 6 colheres de (sopa) de açúcar 

200 gramas (1 caixinha) de creme de leite

O conteúdo continua após o anúncio

100 gramas de chocolate meio amargo

1 colher de sobremesa de licor de laranja

Preparo

Misture numa panela de fundo grosso o leite, a maisena dissolvida no leite, as gemas peneiradas e o açúcar. Aqueça e, sempre mexendo, deixe ferver e engrossar.  Retire do fogo, acrescente o creme de leite. Divida o creme em duas porções. Em uma das porções, com o creme ainda quente acrescente o chocolate meio amargo bem picadinho e misture bem ate derreter e incorporar ao creme. Na segunda porção, saborize com licor de laranja ou outro licor de sua preferência.  

Cobertura

Ingredientes

2 claras 

30 gramas ou 3 colheres de (sopa) de açúcar

200 gramas (1 caixinha) de creme de leite 

Preparo

Leve as claras e o açúcar em banho-maria até dissolver os cristais de açúcar. Em seguida, bata as claras até ficar firme, e depois de bem batida agregue o creme de leite.

Montagem

Em taças espalhe o creme branco, em seguida o creme de chocolate e finalize com a cobertura. Se preferir, ao invés de fazer em porções individuais pode fazer a sobremesa em pirex maior de vidro. Depois de pronto levar a geladeira, ou se quiser uma textura mais firme, tipo sorvete, pode colocar no freezer.  

Dicas: 

  1. Adicionar cookies picadinhos ou massa sablé entre as camadas de creme, confere uma textura extra e ainda mais sabor a sobremesa.
  2. Pode finalizar polvilhando cacau em pó, acrescentando bombom picadinho ou fruta de estação.

Rende em torno de 8 taças ou um pirex tamanho médio.



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Desenvolvido por Grupo Emedia