Tópicos em alta: polícia / campeonato mineiro / suzano / bolsonaro

Aprenda a fazer o autêntico bobó de camarão baiano

No retorno da Receita de Família, Bete, do Acarajé Soteropolitano, ensina a fazer o prato

Por Júlia Pessôa

05/01/2019 às 17h30- Atualizada 05/01/2019 às 17h34

editbobó-marcelo editada-bobó
<
>

“Oxe, Julinha, eu não sei não, fia, é muita coisa, viu?”. Emendando uma gargalhada, a simpaticíssima Bete, tem dificuldade em pensar sobre o que sente mais falta de sua Bahia natal. Não que ela não tenha trazido uma parte deliciosa de Salvador para Juiz de Fora. Radicada por aqui há quase um ano e meio, Elisabete Magalhães, a “Bete baiana”, fundou o Acarajé Soteropolitano (Rua Manoel Bernardino 145 – São Mateus, num container no estacionamento), que tem quitutes típicos baianos – como o do nome, claro – e preparados seguindo à risca a tradição local.

Para inaugurar a nova fase da Receita de Família, Bete sugeriu um bobó de camarão à baiana. “O da Bahia leva coentro, leite de coco, é feito com dendê, é bem cheio de sabor e de identidade mesmo”, diz ela com o sotaque que quase nos transporta para Salvador. Além do preparo, o modo soteropolitano também é servido de maneira peculiar, com farofa de dendê e arroz “escorrido”. “É o arroz sem tempero algum porque quem tem que brilhar é o bobó, e a farofa de dendê leva cebola, camarão seco e a nossa farinha que é fininha e é feita no dendê”, explica. E, por fim, ela cita outro acompanhamento que não pode faltar, acabando por revelar suas saudades da Bahia: “A gente junta uns amigos, leva meia dúzia de cerveja, fala umas besteiras, ri à beça e pronto, virou uma festa”. Para fazer seu próprio festejo, confira o passo a passo da receita cheia de baianidade. Axé!

 

O conteúdo continua após o anúncio

Bobó de camarão baiano
por Bete “baiana”

Ingredientes
2kg de mandioca cozida
500ml de leite de coco
1kg de camarão fresco
1 pimentão verde grande
1pimentão vermelho
1pimentão amarelo
coentro ou salsa
2 cebolas grandes
8 dentes de alho
100ml de azeite de dendê
2 tomates grandes maduros

Modo de preparo

Refogue a cebola, o alho, os pimentões, a salsa e o coentro em um pouco de azeite de dendê. Adicione o camarão e, mexendo sempre, acrescente 200ml de leite de coco e reserve. Bata no liquidificador ou no processador a mandioca cozida com leite de coco e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar. Adicione o camarão ao purê da mandioca mexendo em fogo baixo e devagar. Finalize com o restante do dendê e coloque em um refratário. Use salsa e pimenta biquinho para decorar.

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia