Tópicos em alta: eleições 2022 / coronavírus / vacina / polícia / obituário

Aprenda a fazer drink junino

A pedido da Tribuna, Mateus Vieira cria (e ensina!) o drink “São João que me perdoe”, que reúne ingredientes típicos da época


Por Cecília Itaborahy, sob supervisão de Fabíola Costa

03/07/2022 às 07h00

(Foto: Fernando Priamo)
(Foto: Fernando Priamo)

É só junho chegar que a vontade de tomar um quentão aparece. Além de ser gostoso, só ele mesmo para esquentar as noites geladas das festas juninas. Julho chegando e a vontade permanece. Afinal, ainda é tempo de dançar quadrilha do lado da fogueira. O bartender Mateus Vieira, que atualmente trabalha no Gema, colocou todas essas sensações juntas em um drink que não é o quentão, mas leva um sabor dele. Com o nome de “São João que me perdoe”, a bebida também esquenta e quase leva a festa para dentro de um copo.
Como todo drink autoral, o processo de criação começa pelo estudo. A pedido da Tribuna, a missão de Mateus era pensar em um que fosse diferente, mas mantivesse a tradição. Ele tomou o gengibre do quentão, o amendoim das comidas e das bebidas e a cachaça de sempre para compor o “São João que me perdoe”. “Fiz o xarope de amendoim para remeter aos doces juninos, o shrub de gengibre para trazer a picância e a sensação de calor do quentão, e a canela queimada para remeter ao aroma da fogueira que também é bem característico, remetendo a boas lembranças”, explica. O resultado é um drink refrescante, amendoado e levemente picante.
Já há dez anos atuando como bartender, Mateus conta que seu ingresso nesse mundo foi como o da maioria: atuando como freelancer. Já aí, é como se um novo mundo fosse apresentado, de sabores e combinações, que não param de surgir, mesmo com a rotina atrás do balcão. Agora, o trabalho é de levar os mundos em tamanho pequeno através dos copos.

São João que me perdoe

Por Mateus Vieira

O conteúdo continua após o anúncio

Ingredientes
50ml de cachaça carvalho
25ml de xarope de amendoim
25ml de shrub de gengibre

Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes na coqueteleira e bata vigorosamente. Faça uma coagem para um copo baixo com gelo e decore com uma canela maçaricada.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Desenvolvido por Grupo Emedia