Docente do eixo de gestão do Senac dá dicas sobre finanças pessoais
Especialista do Senac reforça ser possível criar estratégias para ter um orçamento pessoal realista e sustentável, gerenciando as finanças com planejamento e de acordo com as prioridades de cada um
A docente do eixo de gestão do Senac, Sheila de Freitas Silva, foi à Rádio Transamérica Juiz de Fora dar dicas sobre finanças pessoais e falar sobre o curso que possui este foco. Com estudo e alguns cuidados, ela revela que é possível criar estratégias mais racionais para ter um orçamento pessoal realista e sustentável, gerenciando as finanças com planejamento e de acordo com as prioridades de cada um. A especialista também dá dicas para não errar na hora de fazer um investimento, seja como pessoa física ou como empresa.
A área de finanças se aprofunda sobre a arte de gerenciar o dinheiro. Por isso, a docente explica que, em qualquer segmento, começar pelo planejamento é essencial: é preciso listar e documentar em uma planilha, da forma que for mais fácil para cada um, todos os gastos mensais. “Isso permite que você gerencie seus investimentos. As pessoas físicas também têm investimento, inclusive com cursos e capacitações”, explica. Ter planejamento sobre o próprio dinheiro permite assertividade em todas as ações. “Quando se tem isso, é possível contornar situações mais delicadas que podem acontecer, como questões econômicas e de governo”, conta.
Essa é uma ação que faz toda a diferença no dia a dia, inclusive para quem, como ela explica, precisa conduzir uma dívida, pagar suas contas e também quer realizar um sonho. “Dentro do que sobra, dá pra controlar o máximo possível, dentro do que a pessoa conseguir guardar, mês a mês. E se não conseguir guardar o planejado, guarde alguma coisa, faça no dia a dia o seu controle para que no final do mês você consiga atingir suas metas”, recomenda. A especialista inclusive relembra o princípio da prudência, que vem da contabilidade: sempre esperar o pior cenário, para que se vier o melhor, o indivíduo não tenha problemas.
Erros mais comuns ao investir
Um dos pontos importantes no curso de finanças pessoais é entender como investir e quais são os erros mais comuns na hora de fazer isso. Por isso, Sheila recomenda que, antes de fazer qualquer investimento, a pessoa pesquise e busque se informar o máximo possível. “É preciso investir em fontes seguras, confiáveis. As pessoas precisam buscar especialistas para que esse investimento traga o retorno esperado”, explica.
Outra questão importante é entender que existem diferentes perfis de investidores, e que isso deve ser alinhado de acordo com as expectativas e recursos. “O que pode ser bom pra mim, não vai ser bom pra você. Com essas informações, você volta no planejamento para poder conseguir seu objetivo, e no longo prazo”, afirma.
Senac está com matrículas abertas
O Senac está com matrículas abertas e conta com diferentes opções no eixo de gestão, de beleza e muito mais. Ao entrar no site, é possível filtrar as opções em Juiz de Fora e ver quais modalidades estão com vagas. Além disso, também é possível visitar a unidade (na Avenida Rio Branco, 3330) ou entrar em contato via WhatsApp (32 3690-4700) para verificar as turmas abertas.