SESI promove consultoria para a segurança do trabalho
PUBLIEDITORIAL
Ações têm como objetivo orientar as empresas quanto às medidas protetivas para evitar novos contágios, para que a retomada das atividades aconteça de forma segura
A pandemia alterou rotinas, planos e o comportamento das pessoas. Muitas empresas estudam meios para se adaptar ao chamado “novo normal”, retomando as atividades de forma segura. Para orientar empresários sobre a implantação de medidas protetivas aos seus trabalhadores, contribuindo para o achatamento da curva de contágio, a Unidade de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) do Serviço Social da Indústria (SESI) em Juiz de Fora, que integra a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), está realizando consultorias para traçar planos de ações eficazes e personalizados conforme a realidade de cada empresa, inclusive, quanto à realização do home office.
As consultorias oferecidas pela unidade acontecem de forma digital e abrangem dois temas: segurança e saúde no trabalho e ergonomia para adequação de processos e trabalho em home office. “Por meio destes serviços de consultoria, mesmo em meio à pandemia, o SESI reafirma sua missão de promover a qualidade de vida, prestando serviços integrados de educação e responsabilidade social empresarial que contribuam realmente para a competitividade e o desenvolvimento sustentável da indústria de todo o Estado de Minas Gerais”, destaca o presidente da FIEMG Regional Zona da Mata, Heveraldo Lima de Castro.
Segurança e saúde do trabalhador
A consultoria em Segurança e Saúde no Trabalho estabelece adaptações para que as empresas possam se adequar às normas e às medidas protetivas para prevenir a proliferação da Covid-19 e controlar os riscos de exposição dos trabalhadores, como as que estão presentes no ofício do Ministério da Economia nº 1088/2020, que trata das “Orientações gerais aos trabalhadores e empregadores em razão da pandemia da Covid-19”. A gerente de Segurança e Saúde no Trabalho do SESI JF, Tatiane Moreira, explica que a equipe de especialistas da entidade desenvolveu protocolos de reconhecimento do nível de risco dos ambientes de trabalho, com base em investigações sobre o impacto que a pandemia vem causando à saúde e à produtividade dos trabalhadores.
“A identificação destes fatores pode ser feita de diferentes formas, de acordo com as necessidades e objetivos de cada empresa. Dentre as estratégias, estão: formas de comunicação e de orientação aos funcionários; treinamentos sobre uso correto, higienização e conservação dos equipamentos de proteção individual (EPIs); protocolos para evitar aglomerações e cuidados de higiene; e monitoramento da saúde dos trabalhadores”, elenca.
Ainda nesta modalidade, Tatiane ressalta que o trabalho pode incluir outras frentes, como o tratamento dado pela empresa aos trabalhadores pertencentes aos grupos de risco; as condições de ventilação dos ambientes de trabalho e os cuidados com profissionais de saúde dentro da empresa, já que atuam na linha de frente de combate ao coronavírus. “E ainda há a avaliação do atendimento da empresa em relação às obrigações legais de saúde e segurança no trabalho.”
Ergonomia: Adequação ao home office
A prática da ergonomia dentro das indústrias e das empresas, e também no home office, é o tema de outra consultoria promovida pelo SESI. O objetivo é ajudar as organizações a melhorarem a eficiência, a confiabilidade e a qualidade das suas operações conforme as capacidades e as limitações de cada indivíduo, com base nas mudanças físicas e organizacionais ocorridas no ambiente de trabalho em razão da pandemia.
Segundo Tatiane, no ambiente interno das empresas, a consultoria em ergonomia do SESI investiga estes impactos e auxilia no direcionamento de melhorias na saúde, no processo e na produtividade do industriário e, consequentemente, da empresa.
No âmbito do trabalho remoto, são desenvolvidos processos estruturados de implantação ou reestruturação, trazendo transformações culturais positivas. “A equipe de ergonomistas do SESI procura identificar os recursos necessários e quais estratégias deverão ser adotadas para permitir que os trabalhadores tenham uma melhor experiência com o trabalho em casa e possam aproveitar melhor os benefícios que a modalidade oferece, exercendo suas atividades de forma eficiente e se adaptando à nova rotina”, ressalta.
As orientações nesta consultoria medem desde os aspectos organizacionais – jornada de trabalho e pausas durante o trabalho, por exemplo – até a indicação de mobiliários e equipamentos adequados ao indivíduo e que atendam aos critérios estabelecidos pela Norma Regulamentadora da ergonomia, a NR-17.
Ao final das consultorias, a equipe do SESI apresenta um documento com as informações referentes aos itens analisados, seguido de um plano de ação contendo os pontos de atenção e os procedimentos a serem realizados. “O SESI também conta com a prestação de serviços em gestão, que compreende acompanhar e auxiliar na implementação das ações propostas. As empresas interessadas podem entrar em contato com a unidade de SST do SESI JF por telefone ou por e-mail”, afirma Tatiane.
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