Santa Casa e Plasc lançam canal de comunicação sobre saúde
PUBLIEDITORIAL
O informe Saúde em Dia traz conteúdos técnicos informativos semanais publicados no jornal impresso e no portal da Tribuna de Minas: Informação para levar tranquilidade em tempos de pandemia
A pandemia provocada pelo novo coronavírus alterou completamente a rotina das cidades. Mesmo com a quarentena e o isolamento social, que já trouxeram resultados positivos para Juiz de Fora, como o achatamento da curva de casos prováveis da doença, por exemplo, muitas pessoas ainda têm dúvidas a respeito da Covid-19, que vão desde sintomas, medidas de prevenção e de proteção, até a capacidade de atendimento dos pacientes nas unidades hospitalares.
E para esclarecer essas pessoas neste momento tão complicado e atípico, a Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora e o Plasc lançam, a partir deste domingo (26), o Saúde em Dia, mais um canal de comunicação junto à população, por meio da Tribuna de Minas, do Grupo Solar de Comunicação, para que a informação correta, técnica e transparente chegue a todos da cidade. Serão publicados, semanalmente, conteúdos elaborados e respaldados pela equipe médica e multidisciplinar presente em ambas as organizações, que diariamente atua no combate ao coronavírus e está atenta aos avanços da pesquisa e da ciência a respeito da pandemia.
“A Santa Casa de Juiz de Fora está enfrentando esse desafio com muita transparência, profissionalismo e tranquilidade, que são as principais ferramentas para que todos tenham acesso à informação precisa, correta e responsável. Em respeito aos nossos pacientes e a toda a população de Juiz de Fora, estamos mantendo canais abertos e diretos por meio de nossos perfis em redes sociais e pelo nosso site. Em momentos delicados como esse que estamos vivendo, não pode haver espaço para a desinformação e a irresponsabilidade. E a Santa Casa está empenhada em fazer o seu papel junto à sociedade”, destaca o médico presidente da Santa Casa de Juiz de Fora, Dr. Renato Loures.
Santa Casa: Comitê para gerenciar medidas contra o coronavírus

A primeira medida de enfrentamento ao novo coronavírus adotada pela Santa Casa de Juiz de Fora foi a formação do Comitê Gestor para o Covid-19, no dia 12 de março. Conforme Renato Loures, a equipe, formada por médicos, enfermeiras e gestores, tem trabalhado e se reunido diariamente para analisar os dados, as informações e sugerir ações. “Esse comitê tem membros fixos e eventuais, que são convidados de acordo com o assunto a ser tratado. As ações deliberadas são repassadas à Presidência, e, juntos, decidem as medidas a serem tomadas. É um trabalho diário, que precisa ser revisto dia a dia, mas estamos certos de que vamos vencer esse desafio”, revela Renato Loures.
Funcionamento interno do hospital
Desde o começo da pandemia, a Santa Casa tem adotado todas as medidas técnicas em prol da segurança a pacientes, visitantes e colaboradores, como, por exemplo, o estabelecimento de leitos de UTI e suspensão das visitas, inclusive àqueles internados no Centro de Terapia Intensiva (CTI) e aos avós no setor de Neonatologia, onde só está sendo permitida a entrada de uma pessoa por vez no leito.
Os colaboradores que atuam em áreas de risco e pertencem aos grupos também considerados de risco foram afastados da rotina. Para os funcionários que seguem trabalhando e que precisam adotar o distanciamento social como forma de prevenção, a Santa Casa determinou a permissão de apenas três pessoas por vez dentro do elevador.
Aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), as consultas no ambulatório foram temporariamente interrompidas, e os encontros com as pacientes de pré-natal neste ambulatório passaram a ser avaliadas caso a caso pela chefe do departamento. Os cursos de gestantes também foram cancelados.
Com relação aos recém-nascidos que necessitam fazer a Triagem Auditiva Neonatal, popularmente conhecida como Teste da Orelhinha, a Santa Casa lembra que o exame pode ser feito até os 3 meses de vida. E, assim que a situação se normalizar, o hospital entrará em contato com a família, priorizando as crianças desta faixa-etária.
Além disso, todos os procedimentos eletivos – aqueles que não são de urgência e emergência – foram suspensos, bem como cirurgias e exames como endoscopias e colonoscopias. Para os pacientes internados na Santa Casa, os psicólogos da instituição estão mantendo contato com os familiares por telefone, no intuito de evitar o deslocamento deles até o hospital e dar apoio psicológico.

Protocolo de atendimento ao paciente com suspeita de Covid-19
Com o surgimento de casos na cidade, a Santa Casa estabeleceu protocolo para atendimento para pacientes com suspeita de coronavírus. O serviço de urgência e emergência do hospital está disponível apenas para convênios e atendimento particular.
Pacientes que estão apresentando tosse seca, desconforto respiratório e febre estão sendo atendidos, de forma prioritária, na portaria do meio da Santa Casa. Aquele que necessitar de isolamento hospitalar será encaminhado para leito privativo destinado para o caso. A Santa Casa ressalta que, conforme portaria do Ministério da Saúde, o isolamento para paciente com diagnóstico positivo de Covid-19 deve ser determinado por médico e feito, preferencialmente, em domicílio.
App para monitorar sintomas
Está em fase de implementação um aplicativo para o monitoramento de pacientes de convênio que tenham sido atendidos no serviço de urgência da Santa Casa com suspeita de coronavírus. O aplicativo se chama Magnus Monitor e estará disponível para smartphones Android e iOS. O objetivo do app é evitar que o paciente retorne ao hospital sem necessidade, oferecendo mais segurança. O monitoramento dos dados ocorrerá diariamente e será feito pela médica coordenadora do Serviço de Urgências Especializadas, Dra. Maria Amália Garcia.
O Magnus Monitor já faz parte da rotina da Santa Casa. Desde 2016, é utilizado pelos pacientes transplantados atendidos pelo Serviço de Transplantes. Por meio do app, o usuário consegue inserir seus dados de saúde e enviar as informações diretamente para o sistema. Desta forma, médicos e outros profissionais de saúde conseguem acompanhá-lo em tempo real. Sempre que o paciente entra em uma zona de vulnerabilidade, o aplicativo emite um alerta para o médico assistente.
Atendimento ao SUS
No caso dos pacientes assistidos pelo SUS, a recomendação é que os mesmos procurem, primeiramente, a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência e que casos mais graves sejam direcionados às Unidades de Pronto Atendimento (UPA) ou ao Hospital de Pronto Atendimento (HPS). Havendo necessidade de internação, o paciente será admitido no sistema e encaminhado ao Hospital Regional João Penido, que é a unidade de referência para o coronavírus em Juiz de Fora.

Plasc: orientação e comunicação direta com os pacientes
A assistência tanto de saúde quanto administrativa aos assegurados do Plasc, plano de saúde da Santa Casa de Juiz de Fora, passou por algumas transformações, sendo totalmente direcionando para a Central de Atendimento Assistencial à Saúde e a Central de Atendimento Administrativo. Todo o atendimento está sendo feito pelos canais telefônicos, além do WhatsApp e e-mail (veja abaixo).
O gerente administrativo do Plasc Sérgio Dantas explica que os médicos do plano, de várias especialidades, seguem ativos, mas concentrando o atendimento em saúde no Espaço Clínico Santa Casa Plasc do Centro, já que o Espaço Clínico do Plasc na Zona Norte está fechado. Por meio do telefone, os profissionais fazem a triagem dos pacientes, inclusive aqueles com suspeita de Covid-19. “Nossos médicos estão realizando atendimentos via telefone para os pacientes que precisam de orientação em geral. Muitos casos já foram resolvidos e orientados conforme conduta médica. Também criamos uma equipe focada na triagem das requisições de atendimento por teleconsulta. Em casos graves que necessitam de mais atenção, os médicos orientam o atendimento presencial, que está sendo feito com todos os cuidados necessários.”
Além desses, demandas de psiquiatria, pré-natal, puerpério, doentes crônicos, tratamentos continuados, pós-operatório, oncologia e tratamentos que coloquem em risco a vida do paciente também são realizados normalmente.
Outra atitude do plano foi a suspensão das consultas e das cirurgias eletivas, porém, as mesmas não estão proibidas. “A decisão de serem feitas, ou não, dependerá da real necessidade e do devido alinhamento entre médico, paciente e hospital”, comenta Sérgio.
As consultas de urgência seguem disponíveis no Serviço de Urgências Especializadas da Santa Casa, e a Clínica de Fisioterapia Plasc só está fazendo atendimento de casos complexos, importantes e instáveis, desde que não tenham relação com o coronavírus, que podem gerar consequências graves ao paciente.
Já no programa Vida Saudável Plasc, os atendimentos domiciliares médicos e de enfermagem continuam exclusivamente para casos graves de pacientes já cadastrados no programa. Na Clínica da Saúde Plasc, os atendimentos presenciais foram suspensos, mas o atendimento psicológico, nutrição, fisioterapia, entre outros, está sendo realizado por meio de teleconsulta (veja abaixo).
Rotina dos colaboradores
Além de garantir a saúde dos seus clientes, o Plasc adotou medidas de segurança para minimizar o contágio entre seus colaboradores que atuam no setor administrativo. A estratégia é recorrer ao revezamento das equipes, priorizando o trabalho remoto quando possível, e colocando em afastamento/férias colaboradores em quadro de risco crônico, acima de 60 anos e grávidas.
“Para o trabalho remoto, disponibilizamos equipamentos para que os colaboradores pudessem trabalhar de suas casas. Além disso, utilizamos o sistema de “siga-me” para direcionar as ligações dos ramais deles para seus celulares, funcionando apenas em horário comercial”, ressalta Sérgio.
Para estas demandas administrativas, foi criada a Central de Atendimento Administrativo, que, embora esteja alocada dentro da Santa Casa, não possui atendimento presencial. Todo contato, bem como liberação de guias e outros serviços, deve ser feito via telefone, aplicativo de mensagens e e-mail.
Dúvidas Administrativas e Vendas – Central de Atendimento Administrativo
Horário: segunda a sexta, das 8h às 18h
Telefone para assuntos administrativos: 3257-9050 /
3257-9058 / 3228-9350
Telefone para assuntos de vendas de planos: 3257.9000 (vendas)
WhatsApp: 9 8814-6485
E-mail: [email protected]
Dúvidas Assistenciais – Central de Atendimento Assistencial à Saúde
Horário: segunda a sexta, das 7h30 às 19h
Telefone: 3229-2191 / 3229-2192 /
3229-2194
WhatsApp: 9 8814-6485
Atendimento multidisciplinar
Horário: segunda a sexta, das 7h30 às 19h
WhatsApp – 98814-6485
Médico – 3229-2191 / 2192 / 2194
Psicóloga – 3257-7513
Fonoaudióloga – 3257-7524
Nutricionista – 3257-7510
Fisioterapeuta / Terapeuta Ocupacional – 3250-9000
Rede credenciada
Autorização e Termo de Concordância de teleconsulta
Horário: segunda a sexta, das 8h às 18h
Telefone: 3257-9070 / 3257-9071
Avenida Rio Branco, 3.353
Telefone: 3229-2222
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Instagram: @santacasajf
Avenida Rio Branco, 3.545
Telefone: 3257-9050
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