Tópicos em alta: dengue / polícia / fé na estrada / reforma da previdência / bolsonaro

Stomaderm: muito além do curativo

PUBLIEDITORIAL

A estomaterapia – tratamento de feridas de difícil cicatrização – é uma das especialidades da Enfermagem que vem ganhando projeção na área de saúde. Pacientes afirmam que o conhecimento especializado faz toda a diferença no resultado e abre novas perspectivas para o trabalho do enfermeiro fora do ambiente hospitalar

Por Tribuna

26/11/2018 às 12h19- Atualizada 11/02/2019 às 10h45

 

Ana Paula faz o curativo em dona Marlene: cuidado especializado, prevenção e afeto aceleram a cicatrização (Foto: Carolina Milani)

A aposentada Marlene Moreira da Silva, 73 anos, moradora do bairro Santa Rita, em Juiz de Fora, convive há mais de 20 anos com uma ferida que não cicatriza, na perna direita. A doença de base – ela tem diabetes – impede que o ferimento se feche por completo. Um acidente doméstico causou transtornos na vida agitada do representante comercial Rogério Borges Miquelito, 45 anos, morador de Ubá (MG). “Tive um corte na perna, na altura da canela, infectado por uma bactéria. Fui submetido a um procedimento de raspagem, conhecido como desbridamento, e fiquei com um buraco que cabia meu polegar inteiro nele. Mesmo fazendo os curativos, o ferimento não fechava de jeito nenhum”, conta Rogério. Já a advogada Rosana Cavallari Mariano, 46 anos, apresentou rejeição ao material utilizado em uma cirurgia para corrigir uma fratura no punho, após uma queda. “Fiquei com ferida tão profunda que dava para ver o osso”, conta a advogada.

Embora os problemas relatados por dona Marlene, Rogério e Rosana tenham origens e causas distintas, os três casos têm um ponto em comum: as feridas de difícil cicatrização, especialidade da enfermeira estomaterapeuta e podiatraAna Paula Spada que fundou a Stomaderm para oferecer o tratamento especializado aos pacientes. Dona Marlene, por exemplo, convive há mais de 20 anos com as feridas nas pernas. “A Ana me atendia no posto de saúde do bairro Santa Rita. Com o fim do contrato, ela saiu de lá. Tive uma crise muito séria e meu filho ficou preocupado. Então por confiar no trabalho que estava sendo feito antes, procuramos a Stomaderm. Tem dado muito certo. A Ana Paula é uma bênção na minha vida”, conta dona Marlene.

“Fiquei sabendo por conhecidos que em Juiz de Fora havia uma especialista em feridas de difícil cicatrização. Depois que comecei o tratamento, tudo melhorou. Voltei ao trabalho em 60 dias”, explica Rogério que vinha à cidade uma vez por semana para trocar o curativo. “Como tem muito conhecimento, a Ana desconfiou de que eu tinha algum problema circulatório. Sugeriu um exame doppler colorido e descobri que estava com uma safena dilatada. Levei ao meu médico e ele me perguntou: você quer operar hoje ou amanhã?”, lembra Rogério ao destacar a urgência da cirurgia que fez com sucesso, em função do olhar atento da Estomaterapeuta.

A história de Rosana também teve final feliz. “Graças aos cuidados especializados da Stomaderm não precisei passar por nova cirurgia para correção com enxerto. Meu médico elogiou muito o trabalho da Ana Paula”, acrescenta a advogada que hoje mora na capital paulista. Segundo ela, mesmo tendo acesso a boa infraestrutura de saúde em São Paulo, ela não sabia que havia curativos tão modernos e técnicas apropriadas para fases distintas da ferida. Para Rosana, também fez muita diferença o atendimento humanizado que recebeu. “Mesmo depois que o tratamento acabou, a Ana Paula continuou em contato. Ela pedia fotos do local para poder acompanhar”, relembra.

A Estomaterapeuta Ana Paula Spada e o Bioquímico Alexandre Del Ducasão pioneiros. Eles fundaram a Stomaderm, em 2015 (Foto: Carolina Milani)

Especialidade reduz custos hospitalares

A Estomaterapia é uma especialização da enfermagem que tem ganhado espaço em todo o mundo. Além de recuperar a saúde, a autoestimae permitir que o paciente retorne ao trabalho e à vida normal mais rapidamente, o trabalho especializado alivia a pressão sobre a rede hospitalar pública e particular de saúde, reduzindo custos. “Tivemos um paciente diabético que sofreu um trauma, fez uma ferida extensa, ficou 30 diashospitalizado fazendo uso de antibiótico venoso e passoupor vários procedimentos cirúrgicos. Saiu com a orientação para fazer o curativo em casa por familiares. Dez dias depois,a família solicitou uma avaliação do serviço sendo constatada a piora dessa lesão. Tudo o que foi feito nos 30 dias de internamento hospitalar se perdeu. Se tivesse um profissional especializado orientando a conduta, de forma a otimizar o uso adequado dos recursos, teríamos uma assistência eficaz e segura desse curativo”, avalia a Estomaterapeuta e Podiatra Clínica, Ana Paula Spada.

 

Foco também na prevenção

O paciente que recorre aos cuidados da Stomaderm recebe ainda toda a orientação necessária para prevenir complicações. “Segundo Ana Paula, o trabalho não se restringe ao curativo. Exercemos a arte do cuidar.A orientação e os esclarecimentos prestados aos acompanhantes, aos familiares e ao paciente são fundamentais.  Converso muito sobre prevenção. Para melhorar a qualidade da assistência,adotamos medidas preventivas. Usamos a tecnologia – materiais audiovisuais – e folhetos ilustrativos e educativos.

A Stomaderm

Criada em 2015, a Stomaderm é o mais novo consultório de enfermagem com foco no tratamento de feridas de difícil cicatrização como úlceras venosas e arteriais,úlceras neuropáticas, pé diabético, queimaduras,escaras, feridas cirúrgicas, feridas oncológicas e cuidados com os pés. Nasceu do desejo de oferecer uma assistência individualizada, humanizada e de alta qualidadebuscando à excelência no cuidado. Oferece o que há de mais moderno em tecnologia, como o uso de coberturas avançadas e terapia de ponta para acelerar o processo de cicatrização de feridas como a LED⁄LASERTERAPIA(terapia fotobiomoduladora) e a terapia por pressão negativa.  Aliada à tecnologia, apresenta também a Podiatria Clínica que permite tratar de forma preventiva e curativa as alterações encontradas nos pés, pele e unhas dos pacientes diabéticos, com alterações circulatórias, nos idosos e nos atletas.

 

SAIBA MAIS

A Podiatria é a especialização que capacita o enfermeiro para cuidar de complicações nos pés, na pele e nas unhas, alterações circulatórias em pacientes com doenças crônicas como o diabetes e também idosos. O tratamento é preventivo e curativo.

 

Agende uma consulta: (32) 3031-0086

Endereço:  Centro Médico Monte Sinai

Av. Itamar Franco, 4001 – Sala 719 – Torre Leste

Horário de Atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 18h

Facebook:https://pt-br.facebook.com/stomaderm

Instagram: https://www.instagram.com/stomaderm

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail





Desenvolvido por Grupo Emedia