Veja por que a Santa Casa Ă© referĂȘncia no atendimento humanizado
PUBLIEDITORIAL
Hospital desenvolve programas voltados ao acolhimento do colaborador e de seus pacientes
A humanização estĂĄ entre os pilares que compĂ”em a missĂŁo da Santa Casa. O termo, bastante utilizado na atualidade, faz parte da histĂłria da instituição desde 1898, quando Braz Bernardino assumiu a provedoria e convidou as IrmĂŁs de Santa Catarina, que vieram da Alemanha, para dar esse toque de humanização na assistĂȘncia hospitalar. Consta nos relatos histĂłricos dos livros que os pacientes eram tĂŁo bem cuidados que nĂŁo queriam ir embora, mesmo com alta mĂ©dica. Desde entĂŁo, a Santa Casa foi se tornando referĂȘncia em atendimento humanizado.
Cuidar de pessoas Ă© o que fazem todos os colaboradores do hospital, desde aquele que recebe o paciente na portaria atĂ© quem o conduz Ă porta de saĂda. “NĂłs compreendemos que cada ser humano Ă© uma terra boa, um grande potencial e, para que possa dar frutos, ele precisa ser respeitado, cuidado e amado. Por isso desenvolvemos em cada colaborador a consciĂȘncia de que ele deve atuar com tĂ©cnica, mas tambĂ©m com arte. Que nĂŁo Ă© apenas um robĂŽ que executa funçÔes, mas alguĂ©m que partilha, que tem compaixĂŁo, que percebe o tamanho da dor do outro e se solidariza com ela. Antes de ser um excelente profissional, hĂĄ de ser um bom ser humano”, destaca Padre JosĂ© Leles da Silva, diretor-secretĂĄrio da Santa Casa e presidente da ComissĂŁo de Humanização.
“Atender nossos pacientes de uma forma humanizada para nĂłs, da Santa Casa, Ă© mais que uma orientação do MinistĂ©rio da SaĂșde; faz parte na nossa histĂłria, dos nossos valores, da nossa missĂŁo. Somos referĂȘncia nesse assunto na cidade e nos orgulhamos muito disso. A capacitação das nossas equipes vai alĂ©m do conhecimento tĂ©cnico-cientĂfico, pois acreditamos que a assistĂȘncia hospitalar de excelĂȘncia pressupĂ”e tambĂ©m o acolhimento, o respeito e a solidariedade”
Dr. Renato Loures
Presidente da Santa Casa
Profissionais qualificados e capacitados
Seguindo a orientação do MinistĂ©rio da SaĂșde, em 2009 a Santa Casa implementou a ComissĂŁo de Humanização, cuja finalidade Ă© educar seus colaboradores para o atendimento. Isso tem exigido a contratação de profissionais qualificados. A Santa Casa oferece, em carĂĄter pioneiro, os serviços de Psicologia Hospitalar e Ouvidoria. Semanalmente, o grupo realiza reuniĂ”es com temas levantados pela ouvidoria e baseados em questĂ”es positivas e negativas, sobretudo, com a preocupação com quem vai ser cuidado e tambĂ©m com o cuidador. Datas comemorativas sĂŁo trabalhadas com foco na humanização.
Anualmente sĂŁo realizados dois congressos na ĂĄrea, visando a sedimentar as discussĂ”es e açÔes para efetivo acolhimento e adequados cuidados dispensados a profissionais, pacientes e familiares, dentro da perspectiva da humanização. “NĂłs lidamos com pessoas e nĂŁo com mĂĄquinas. Ser humano a gente chama pelo nome. No hospital, percebemos que as pessoas se sentem valorizadas, entendem que nĂŁo sĂŁo uma comunidade de invisĂveis, nĂŁo sĂŁo tratadas como nĂșmeros. Quando vocĂȘ a chama pelo nome e pergunta a cidade de onde veio, ela se abre, fala das suas dores e das esperanças e se entrega ao tratamento com confiança, e aqui se torna a sua casa”, observa o Padre Leles.
AlĂ©m disso, ele acrescenta que alguns pacientes, principalmente aqueles vindos do interior, ficam assustados quando se deparam com a grandiosidade da Santa Casa. “Ficam sem chĂŁo diante de mais de 2.400 colaboradores, e cabe ao profissional, seja o porteiro ou o mĂ©dico de alta complexidade, dar o consolo, o abraço, o aperto de mĂŁo, o simples sorriso.”
AçÔes de apoio aos pacientes
Para a melhoria da qualidade no atendimento, o NĂșcleo da Qualidade realiza pesquisa de satisfação do cliente nos andares dos convĂȘnios e nos setores terceirizados. Seis anos antes, começou a ser implantado o Sistema de GestĂŁo de Qualidade, mais tarde ampliado para todas os setores.
A Santa de Casa oferece ainda uma sĂ©rie de serviços humanizados, como o programa De MĂŁos Dadas com a FamĂlia, no qual os familiares sĂŁo reunidos para receber orientaçÔes, o Curso de Gestantes e o trabalho de apoio psicolĂłgico Ă s mĂŁes na sala de parto e aos pacientes do CTI. SĂŁo realizados bazares, sorteios, dentre outras atividades, cujo objetivo Ă© angariar materiais destinados a pacientes necessitados.
A entidade oferece ainda Triagem Auditiva Neonatal em todos os bebĂȘs nascidos na maternidade do hospital, assegurando a todas as crianças a rapidez do diagnĂłstico e o acesso aos centros de referĂȘncia para o tratamento e acompanhamento da doença. O projeto de humanização ainda disponibiliza entretenimento e cultura com o trabalho dos MĂ©dicos do Barulho e do Grupo EstĂłria e Arte.
A Santa Casa busca aprimorar o atendimento a familiares de pacientes internados, com intuito de abrigar os acompanhantes sem condiçÔes de hospedagem. “Em breve concretizaremos esse sonho”, adianta Padre Leles.
Acolhimento na pandemia
Durante a pandemia do novo coronavĂrus, as açÔes de humanização tĂȘm sido estimuladas ainda mais, para oferecer um acolhimento fĂsico, social e psicolĂłgico, mas dessa vez com mais critĂ©rios e cuidado aprimorado. Apesar de o nĂșmero de pacientes ter diminuĂdo tendo em vista a suspensĂŁo das cirurgias eletivas, hĂĄ um grande volume de positivados para a Covid-19. Por isso, os profissionais tĂȘm sido testados e recebem todo o aparato de equipamento de proteção, para garantir a segurança de todos.
CertificaçÔes em acreditação nacional e excelĂȘncia
O que torna a Santa Casa um hospital de referĂȘncia Ă© a conquista da certificação pela ONA e pela ISO 9001:2015. Alcançar o nĂvel mĂĄximo da Acreditação Nacional, o ONA ExcelĂȘncia, significa que o hospital possui “excelĂȘncia em gestĂŁo”, atendendo os nĂveis 1 (segurança do paciente em todas as ĂĄreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais) e nĂvel 2 (critĂ©rios de segurança, gestĂŁo integrada, com processos que ocorreram de maneira fluida em plena comunicação entre as atividades), alĂ©m dos requisitos especĂficos de nĂvel 3.
JĂĄ a norma ISO 9001 Ă© um componente estratĂ©gico de uma organização que define requisitos para o sistema de gestĂŁo da qualidade e a forma como uma empresa deve ser gerenciada. Tem como objetivo identificar e atender as necessidades dos clientes. A Santa Casa jĂĄ possuĂa a versĂŁo 2008 da norma e, em novembro de 2017, conquistou o upgrade para a versĂŁo 2015, em auditoria de manutenção, realizada em novembro de 2018.
“Esses certificados foram conquistados graças a um trabalho multidisciplinar e feito por todos. Desde a entrada, Ă© avaliada a capacidade de o colaborador trabalhar humanamente. E isso vai sendo aprimorado com cursos e palestras. Eu digo sempre que nĂŁo adianta ser mestre ou doutor se nem ao menos ‘bom dia’ sabe dar no elevador. Esse cuidado nĂŁo Ă© feito por uma pessoa, e sim por vĂĄrias, cada uma na sua especialidade, com seu potencial. Aqui o paciente Ă© tratado na sua integralidade”, finaliza Padre Leles.
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