CES lança dez cursos de Pós-Graduação
PUBLIEDITORIAL
A formação continuada é um dos pilares do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora na preparação de profissionais capacitados para as novas demandas e desafios do mercado de trabalho.

Se entre os seus objetivos de ano novo está a qualificação para conquistar a sonhada progressão na carreira ou ampliar suas oportunidades no mercado de trabalho, o Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CESJF) quer tornar sua meta realidade. Com carga horária de 360 horas, inscrições já abertas e início das aulas em 16 de março, o CES está lançando dez cursos de especialização, sendo oito inéditos, em diferentes áreas do conhecimento (ver quadro).
De acordo com o coordenador da pós-graduação, Christien Rachid, um levantamento de mercado apontou as áreas prioritárias com maiores demandas por especialistas na atualidade. “Buscamos temáticas diversificadas para atender e beneficiar o maior público possível. Fizemos uma pesquisa de viabilidade para não ofertar modalidades semelhantes às existentes na cidade. Nossos cursos têm diferenciais bastante atrativos que levam a marca de qualidade e confiança conquistadas pelo CES, ao longo dos seus 46 anos”, assinala o coordenador.
Entre esses atrativos estão módulos ministrados por profissionais de renome nacional, visitas técnicas em empresas brasileiras e até no exterior e eventos de encerramento com mostra do trabalho dos participantes. “Nosso objetivo é ampliar cada vez mais o contato dos nossos alunos com o mercado de trabalho,por meio da troca de conhecimento e experiências com profissionais que são expoentes em sua área de atuação”, afirma. A novidade é que nesses módulos específicos também serão ofertadas vagas para pessoas que não estão inscritas no curso, mas que têm interesse em ampliar o conhecimento sobre o tema abordado.
É o caso, por exemplo, do curso de Gastronomia das Américas, que será oferecido novamente neste ano, devido ao interesse e à repercussão positiva após a primeira turma. “Pretendemos viabilizar uma visita técnica ao México. Em conjunto com a graduação, também estamos fechando parceria com uma das maiores cozinhas da culinária francesa”, conta Christien Rachid ao destacar que professores da Argentina e da Bolívia ministram módulos que serão abertos ao público externo. Outra forte aposta do CES é a especialização em Práticas Contemporâneas de Arquitetura e Urbanismo com a participação de seis profissionais consagrados no país e módulo presencial já confirmado em empresa de São Paulo.
Foco também em pesquisa e extensão
Com um corpo docente formado por 80% de mestres e doutores, os cursos de especialização do CES também terão foco em pesquisa e extensão. “Estamos abrindo vagas e já temos editais abertos. Em novembro, realizaremos um seminário para apresentação dos trabalhos. Além de participar, os alunos da especialização poderão ser contemplados com bolsas de estudo para a aplicação nos projetos”, destaca o coordenador. Durante o curso, eles terão acesso a toda a infraestrutura de laboratórios, nas aulas teóricas e práticas, e à biblioteca física do CES. “Para ampliar ainda mais o universo da pesquisa, contratamos os serviços de uma biblioteca digital especificamente para essa nova demanda”, acrescenta.

Progressão salarial
Christien Rachid diz que muitas empresas estimulam seus empregados a buscar a especialização em temas pertinentes ao negócio oferecendo progressão salarial de até 20%. “Com a competitividade intensa, a qualificação coloca o profissional em outro patamar na organização. A graduação visa a uma formação mais ampla, já a especialização o capacita em área distinta, proporcionando um conhecimento mais focado e aprofundado, aumentando as chances de valorização e projeção na carreira”, conclui o coordenador.
Cursos de Especialização CES 2019– Lato Sensu
Aulas aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h
*Exceto Gastronomia das Américas cujas aulas serão realizadas às segundas-feiras
Público:Biólogos, geógrafos, geólogos, agrônomos, engenheiros, arquitetos, urbanistas, advogados, educadores e tecnólogos em meio ambiente, controle ambiental e gestão ambiental.
Público: professores da rede pública e particular de ensino fundamental e médio com formação em Ciência Biológicas.
Público: Profissionais de diversas áreas interessados em expandir conhecimentos na cozinha das Américas.
Público: profissionais que atuam com marcas e identidades (inclusive marca pessoal).
Público:graduados em nível superior de qualquer área interessados em aprimorar conhecimento na gestão de pessoas, no ambiente organizacional.
Público: Jornalistas e profissionais de comunicação com curso superior.
Público: Egressos de cursos de Arquitetura e Urbanismo ou de graduações afins.
Público:Profissionais e empresários do segmento de moda, artistas e pesquisadores interessados em atuar no mercado profissional.
Público:Profissionais com curso superior em qualquer área do conhecimento.
Público:Profissionais com curso superior em qualquer área do conhecimento.
*Estão sendo oferecidos descontos de 20% para ex-alunos e funcionários do CES, pais de alunos do Colégio Academia e do CES, para quem já tem uma pós-graduação, funcionários de empresas, moradores de outras cidades, empresas parceiras.
Mais Informações
Email: [email protected]
Telefone: (32) 3250-3826