Um novo olhar para cuidar da saúde física e mental

PUBLIEDITORIAL

Conheça a metodologia de trabalho da psiquiatra Lara Reskalla, que aplica estratégias da medicina ortomolecular para obter melhores resultados em seus tratamentos


Por Dra. Lara Reskalla

23/12/2019 às 07h00

Se as pessoas se preocupassem em cuidar da saúde mental da mesma forma que buscam atendimento médico quando algo físico não está bem, certamente muitos dos problemas enfrentados pela sociedade moderna seriam solucionados de forma mais efetiva. O fato é que corpo e mente são interligados, e muitos sintomas precisam, e devem, ser tratados de forma conjunta para que o paciente consiga obter bem-estar e qualidade de vida. Ter esse olhar holístico para a saúde é o que propõe a metodologia de trabalho da médica psiquiatra Lara Reskalla, que está atendendo em um novo espaço no Centro Médico Monte Sinai. Em sua clínica, a médica oferece abordagens pautadas nos princípios da medicina integrativa, abrangendo o paciente como um todo.

post 21
“Não ter a possibilidade de tratar o paciente por completo me incomodava muito, pois a saúde mental está atrelada a outros problemas de saúde, como dor crônica”, Dra. Lara Reskalla, médica (Fotos: Fernando Priamo)

Quando escolheu cursar medicina, Lara tinha como objetivo cuidar da saúde mental das pessoas. Há sete anos, quando finalizou a especialização em psiquiatria pela Santa Casa do Rio de Janeiro e começou a clinicar na área, notou que os métodos convencionais não alcançavam os resultados que ela esperava, ou seja, não solucionavam os problemas dos pacientes por completo. “Eu lidava com uma parcela de pessoas que sentia que poderia ter um resultado melhor e outra que ficava dependente da medicação. Buscando alternativas para que o tratamento fosse mais completo e integral, encontrei a medicina ortomolecular, que me permitiu conhecer melhor as bases químicas do corpo e ir direto na raiz do problema. Unindo as duas áreas, hoje, consigo reunir todas as informações sobre o paciente, de forma que o tratamento funcione por completo.”

Com esta nova perspectiva da profissão, a médica ressalta que seu campo de atuação foi ampliado e muitas pessoas podem se beneficiar com o método, como adolescentes, mulheres grávidas e pacientes com alguma patologia associada. O motivo está na possibilidade de acrescentar ao tratamento substâncias naturais, sem danos ao organismo, como substâncias naturais análogas aos hormônios e cofatores para produção dos mesmos, vitaminas e nutrientes, evitando que o único recurso sejam medicações mais pesadas ou controladas. “Não ter a possibilidade de tratar o paciente por completo me incomodava muito, pois a saúde mental está atrelada a outros problemas de saúde, como dor crônica. A cabeça comanda todo o corpo, logo, quando tratamos tudo em conjunto, é mais fácil ter mais bem-estar e qualidade de vida. Com os tratamentos ortomoleculares, os resultados são mais assertivos e surpreendentes.”

Atuação multidisciplinar

post 11

A atuação da médica tem viés multidisciplinar, cujo foco é a promoção de saúde e longevidade saudável. Além dos transtornos psiquiátricos, Lara cuida dos transtornos alimentares, dor crônica, obesidade, pré e pós cirurgia bariátrica, compulsão alimentar, estresse crônico e ansiedade. Outras linhas de assistência são emagrecimento, planejamento para melhorar a performance em atletas e procedimentos estéticos. Para todas as abordagens, há estratégias de tratamentos alternativas naturais para pacientes que não querem ou não têm indicação de remédios controlados.

As consultas com a psiquiatra são extensas e criteriosas, pois acredita que, desta forma, é possível realizar uma avaliação mais completa e abrangente sobre a saúde do paciente. Em seu consultório, Lara ainda realiza sessões de intradermoterapia e testes genéticos, que ajudam a identificar e direcionar qual a melhor estratégia (medicamentosa e não medicamentosa) para cada paciente, com base no seu DNA.

logo6

Dra. Lara Reskalla

Endereço: Centro Médico Monte Sinal – Torre Oeste
Avenida Itamar Franco, 4001, Sala 312, Cascatinha

Telefone: (32) 99840-3030 (Whatsapp)
Atendimento: segunda a sexta, das 9h às 19h
Para consultas fora do horário, agendamento prévio pelo telefone

Site: www.larareskallasoares.com.br
Instagram: @dralarareskalla

conteudo anunciante4

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.