Centro de Genética do Côrtes Villela: inovação e medicina personalizada em JF

PUBLIEDITORIAL

Testes e mapeamentos genéticos são alternativas para identificar a presença de genes e mutações que podem causar doenças graves


Por Laboratório Côrtes Villela

23/02/2019 às 07h00

cortes 4
Instalações do Laboratório Côrtes Villela (Fotos: Leonardo Costa)

CORRIDA CÔRTES VILLELAA intercessão de ciências como biologia, química, física, tecnologia da informação, nanotecnologia, biotecnologia e genética tem permitido avanços na área da saúde ao destrinchar a herança genética de um indivíduo. Por meio de exames específicos, disponíveis no Centro de Genética do Laboratório Côrtes Villela, é possível detectar a presença de genes que podem estar associados, por exemplo, ao surgimento de doenças e ao desempenho tanto intelectual quanto físico.

De acordo com um dos diretores do Côrtes Villela, o médico hematologista Victor Quinet Bastos, existem muitos tipos de testes genéticos e, muitas vezes, é difícil saber para que servem e até que ponto seus benefícios são reais. “É fácil confundir-se na hora de diferenciar quais são os estudos que apresentam estimativas e quais são os que dão diagnóstico. Antes de solicitar qualquer estudo ou diagnóstico, passar por um aconselhamento genético é fundamental, já que os testes genéticos precisam ser indicados e interpretados por um especialista”, recomenda.

cortes 23

Atualmente, o laboratório oferece: mapeamentos genéticos para detectar a presença de genes que podem causar doenças, como mutações ligadas ao câncer, por exemplo; testes confirmatórios de suspeitas de alguma doença genética; doenças genéticas hereditárias para identificar a presença de mutações que podem causar enfermidades nos descendentes, como as que causam perturbações do desenvolvimento intelectual e, assim, realizar o tratamento precoce; testes genéticos pré-natais para investigar, ainda no útero, a presença de genes causadores de doenças que seriam detectadas após o nascimento do bebê; e farmacogenética, para estudar a influência da estrutura e da expressão genômica sobre a reação individual a fármacos.

Os investimentos em genética, segundo Victor, se aproximam da medicina personalizada, um segmento crescente no futuro próximo. “Entretanto é de suma importância que estes benefícios estejam ao alcance de todos. Desta forma, o Côrtes Villela se posiciona como uma instituição que oferece aos seus clientes, parceiros e amigos o que há de melhor em diagnósticos. Caminhando lado a lado com a inovação e com o compromisso de ter o melhor atendimento e cordialidade para aqueles que nos procuram, com a missão de fazer com que cada pessoa saia de nossas unidades melhor do que ela entrou”, ressalta o médico. O Côrtes Villela, com 91 anos de história em Juiz de Fora, oferece 18 unidades de atendimento, sendo 13 aqui na cidade e cinco na região, nos municípios de Três Rios, Rio Novo, Matias Barbosa, Santos Dumont e Ubá.

cortes 32

conteudo anunciante

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.