Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Como fazer churrasco de shoulder e chuck eye roll

PUBLIEDITORIAL

As carnes, que já foram consideradas de segunda, podem ser melhores que picanha, com mais maciez, suculência e sabor


Por Nosso Xurras

19/07/2021 às 07h00

Sheriff ‘s revela segredos para o melhor churrasco de shoulder e chuck eye roll

Nem só de picanha se faz um churrasco. Quando bem feitas, outras carnes podem fazer até mais sucesso. Hoje, a dica do Sheriff ‘s são os cortes para churrasco de shoulder e chuck eye roll. Durante um bom tempo, foram considerados carne de segunda e, por isso, evitados nos churrascos. Mas podem ser até mais macios que a picanha e agradar os paladares, com textura e sabor incríveis. E é isso que o Sheriff ‘s vai ensinar a fazer.

Uma das explicações para a maciez e a suculência dessas carnes é o marmoreio: gordura intramuscular visível. É isso, por exemplo, que torna a carne mais fácil de mastigar, ou seja, é macia mesmo. Além de olhar o marmoreio (que tem esse nome porque lembra um mármore mesmo), a outra dica para é escolher a carne da raça Angus que, geralmente, possui qualidade superior, contribuindo no resultado final. Mas isso, no Nosso Xurras, é mais fácil, porque toda a equipe é preparada para orientar nas melhores escolhas.

churrasco de shoulder

Utensílios necessários

Os utensílios necessários são, basicamente, os mesmo utilizados para fazer a picanha, tema da última dica do Nosso Xurras: termômetro, sal de parrilla que, nesse caso, o Sheriff’s usa o de sabor de pimenta, para dar um gostinho a mais, e uma boa faca, sempre bem limpa, para ajudar nos cortes necessários. A churrasqueira que se vê no vídeo produzido pela Tribuna é a fire pit, que contribui para o gosto de comida caseira que todo mineiro gosta, e no churrasco não pode ser diferente.

Agora, sim, mão na carne! Tanto o shoulder (miolo da paleta) quanto o chuck eye roll (miolo do acém) vêm limpos, ou seja, é descongelar se for o caso, esperar a brasa esquentar e colocar na churrasqueira para selar, com os pedaços ainda inteiros mesmo. Os dois possuem procedimentos parecidos, e todos os lados devem ser selados.

churrasco de shoulderPreparo sem segredo

Selados? É hora, então, de cortar os pedaços, ao contrário da fibra, no tamanho, mais ou menos, de dois dedos. E, aí, não tem segredo: cortou, voltou para brasa. Mas, atenção! As duas carnes utilizadas são, sim, parecidas, mas possuem tempo de preparo diferentes. O shoulder, por ser mais fino que o chuck eye roll, fica pronto mais rápido. Por isso, tem que ficar de olho e utilizar a dica que o Sheriff ‘s ensina no vídeo, se ainda não tiver o termômetro em casa, de olhar o ponto a partir do toque na mão mesmo. A dica do Sheriff ‘s, nesse caso, é tirar ao ponto para mal, entre 55ºC e 56ºC, que é do jeito que ela fica ainda mais saborosa.

Tire o shoulder quando atingir essa temperatura e deixe descansando por três minutos para que a carne não perca líquido e mantenha a temperatura interna. Enquanto isso, veja como está o chuck eye roll. Quando pronto, o procedimento é o mesmo: deixar descansando e só depois cortar em tiras mais finas. Depois disso é que está na hora de jogar o sal de parrilla ou o de pimenta, como preferir, e servir – sem segredos.

Nosso Xurras: tudo para o churrasco

Além de todos os materiais necessários para um bom churrasco, o Nosso Xurras ainda oferece cortes não tradicionais para proporcionar novas experiências gustativas superagradáveis. O diferencial, com certeza, é ser atendido por quem entende de churrasco e sabe orientar. Não dê mole e compre tudo para o churrasco do próximo fim de semana. O que não faltam são opções.

Leia também: Como preparar picanha suculenta, macia e com gordura crocante

Endereço: Alameda Pássaros da Polônia, 148/ Loja 101, Estrela Sul

Delivery pelos aplicativos: Goomer e iFood

Telefone/WhatsApp: (32) 99146-2122

Instagram: @nossoxurrasjf

Facebook: /nossoxurrasjf



Desenvolvido por Grupo Emedia