Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

A diferença que faz a equipe multidisciplinar na recuperação do paciente

PUBLIEDITORIAL

O Hospital Ana Nery entrega atendimento humanizado em diversas áreas; foco é na reabilitação física, psicológica e social


Por Hospital Ana Nery

19/04/2021 às 07h00- Atualizada 19/04/2021 às 07h32

equipe multidisciplinar

O foco é no cuidado ao paciente, o Hospital Ana Nery de Minas Gerais se baseia nas novas diretrizes de atenção hospitalar, atua desde o acolhimento humanizado até a implantação de ações gerenciais e assistenciais, visando a qualidade. Uma dessas práticas é a Ouvidoria. Reconhecido como hospital de reabilitação, o Ana Nery possui equipe multidisciplinar, com médicos de especialidades variadas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, farmacêuticos e terapeutas ocupacionais. O propósito é oferecer aos pacientes atendimento integral, tratando suas necessidades físicas, psíquicas e sociais. O carinho e acolhimento dos colaboradores na reconstrução dos laços afetivos familiares são destaques no Hospital Ana Nery. Conheça detalhes do trabalho multidisciplinar desenvolvido no hospital, cuja vocação é cuidar do próximo.

Enfermagem

A enfermagem tem um papel crucial no período de internação, pois são os primeiros profissionais da equipe multidisciplinar a receberem o paciente. O contato inicial é essencial para a continuidade do tratamento. É por meio deles que o hospital terá informações detalhadas do paciente, que são repassadas à equipe. São eles que estarão em contato diário com a pessoa em tratamento.

Fonoaudiologia

O serviço de fonoaudiologia avalia a deglutição, para estabelecer a consistência da dieta adequada para cada paciente, e também a fala e linguagem para que sejam reestabelecidas, por meio de exercícios.

Psicologia

O serviço de psicologia é responsável por auxiliar o paciente em todo o seu processo, visando a minimização do sofrimento provocado pela hospitalização. Os familiares também recebem a assistência. O profissional trabalha na prevenção de doenças psicológicas e contribui para reinserção psicossocial.

Serviço social

O assistente social, também na equipe multidisciplinar, atua no enfrentamento das questões sociais observadas pelo profissional, ao acolher os pacientes e seus familiares. São eles que intermediam a comunicação entre família, equipe multidisciplinar e paciente. Também realizam o direcionamento de recursos, organizam e criam projetos, orientam familiares.

Fisioterapia

O serviço de fisioterapia atua diretamente com o paciente, avalia, trata e previne as mais diversas patologias neurológicas, ortopédicas e respiratórias. Seguindo as diretrizes da instituição, o foco é desenvolver uma abordagem terapêutica voltada à reabilitação da capacidade funcional, bem como a redução do tempo de hospitalização.

Nutrição

O nutricionista promove a nutrição adequada, para suprir as necessidades de macronutrientes e micronutrientes. Promove a alimentação seja por via oral, enteral (quando o paciente não consegue se alimentar) ou parenteral (administrada via gastrointestinal). Quando os pacientes recuperam a capacidade de se alimentar por via oral, os profissionais atuam para aumentar a qualidade de vida e melhorar a saúde.

Farmacêutico

A atuação desses profissionais, que integram a equipe multidisciplinar, é essencial para garantir o sucesso do tratamento. É o farmacêutico o encarregado por fazer as interações entre medicamentos, pois possuem os dados precisos sobre os benefícios e os riscos atrelados a cada prescrição. A atuação evita ocorrências de efeitos adversos e garante o tratamento eficaz no bem-estar do paciente.

Leia também: Hospital Ana Nery é referência em reabilitação

Endereço
Rua Diomar Monteiro, 1.280 – Grama, Juiz de Fora

Telefone
(32) 3229-7500

Instagram
@ananerymg

Site

ananerymg.com.br



Desenvolvido por Grupo Emedia