Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / vacina / chuva / polícia / obituário

Serviços essenciais para o desenvolvimento das cidades são ofertados a baixos custos

PUBLIEDITORIAL

Com cerca de 450 projetos executados, AMPAR/CIMPAR Zona da Mata oferece assessoria ambiental, topografia e engenharia a valores até 60% menores

Por AMPAR/CIMPAR Zona da Mata

18/01/2021 às 07h00

Serviços essenciais para o desenvolvimento das cidades são ofertados a baixos custos
Custo-benefício e eficácia nos processos legais são marcas da AMPAR/CIMPAR Zona da Mata (Foto: Divulgação)

Seja qual for o resultado das eleições municipais, caberá aos novos prefeitos corresponderem às expectativas do eleitorado com gestão, obras e realizações. Neste trabalho, inclusive, integra em boa parte, os serviços de engenharia. O chefe do Executivo eleito precisa ter em mente que seus planos dependem dos quadros técnicos, indispensáveis para realização dos resultados. O cenário de algumas prefeituras, porém, é assustador no que tange às questões financeiras. O problema mais comum é a necessidade de realizar obras essenciais à população e faltar verba para isso. As cidades brasileiras convivem com deficiências sérias de infraestrutura que travam a fluidez da economia.

Neste cenário, a Associação dos Municípios da Micro Região do Vale do Paraibuna (AMPAR/CIMPAR Zona da Mata) é apontada como uma excelente solução. Nesta reportagem, iremos abordar os serviços de engenharia, topografia e consultoria ambiental ofertados pela entidade.

Engenharia e topografia

Serviços essenciais para o desenvolvimento das cidades são ofertados a baixos custos
Serviços de topografia são realizados em processos modernos (Foto: Divulgação)

A infraestrutura urbana é o conjunto de obras que serve como base para o funcionamento das cidades, formado pelas redes básicas de distribuição e condução. Em resumo, são todos os elementos que permitem que a população viva confortavelmente por meio de rodovias e do sistema viário, da energia elétrica, da drenagem, da canalização de esgoto, do gás e da água potável, entre outras facilidades.

Inclusive, boa parte desse mérito se deve à engenharia. Uma cidade estruturada atrai investimentos e oferta qualidade à sua população.

Serviços essenciais para o desenvolvimento das cidades são ofertados a baixos custos
Técnico ambiental Wagner Lisboa (Foto: Divulgação)

Sabendo dos problemas enfrentados pela grande maioria dos prefeitos das cidades menores, a Ampar montou uma sala com computadores, máquina de plotagem e demais equipamentos para a elaboração de projetos de engenharia de qualquer porte, como detalhou Pedro Giovanni Vieira Vidal, responsável técnico e engenheiro da AMPAR/CIMPAR Zona da Mata. Cada associada recebe uma visita técnica semanal para resolução in loco. Uma das principais vantagens a estes municípios beneficiados é a significativa redução de custos, de até 60% a menos, no comparativo com contratações isoladas.

“Há também serviços de topografia com modernos equipamentos, projetos de reformas e elaboração de planos financeiros que exigem a apresentação mais complexa, além daqueles financiados com recursos próprios das prefeituras”, acrescenta Pedro Giovanni. Estão disponíveis também serviços de desmembramento, esgotamento sanitário, rede de água, pavimentação, calçamento, loteamento, terraplenagem, desapropriação, dentre outros.

Aproximadamente 450 projetos já foram executados, cujo valor varia do tamanho da obra, além de ser pago pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM), encaminhado mensalmente à associação.

Assessoria ambiental

Serviços essenciais para o desenvolvimento das cidades são ofertados a baixos custos
Equipe da Engenharia da AMPAR/CIMPAR Zona da Mata (Foto: Divulgação)

Parte dos municípios não dispõe de equipe especializada para assessorar prefeituras em questões relacionadas ao meio ambiente. Quando a detinham, eram a custos elevados. Com isso, a AMPAR/CIMPAR Zona da Mata passou a atender a um custo mensal acessível, dentro daquilo que engloba a legislação do setor, evitando infrações e penalidades, como detalhou o técnico ambiental Wagner Correia Lisboa. “Este tipo assessoria desafoga os municípios e os isenta de preocupações, ficando por conta da Ampar as obrigações técnicas e jurídicas para prefeitos e todos os envolvidos na administração pública relacionados ao meio ambiente.”

Para ser um associado acessewww.ampar-mg.org/como-se-associar/

Leia também: Castração pela AMPAR/CIMPAR contribui para a saúde pública





Desenvolvido por Grupo Emedia